Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso comemora expansão do gás natural com construção da primeira usina para operações portuárias do Norte, em Manaus

2 de julho de 2025
Compartilhar

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) comemorou a assinatura do contrato de construção da primeira usina a gás natural do Norte do Brasil para operações portuárias, em Manaus. A parceria foi firmada na manhã desta quarta-feira (2/7) entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), e do porto privado Super Terminais. O investimento será de R$ 30 milhões.
O projeto, planejado por técnicos da Cigás, prevê a construção de infraestrutura para geração de energia a gás natural para alimentação do conjunto de guindastes que faz o processo de carga e descarga de navios no porto Super Terminais.
De acordo com o governador Wilson Lima (União Brasil), a assinatura do acordo inaugura um novo momento de transição da matriz de energia do estado, garantindo mais eficiência, economia e compromisso da Cigás em manter a segurança energética.
“O gás natural, apesar de ser um combustível fóssil, é hoje a fonte de energia mais segura nesse processo de transição energética, poluindo menos que o diesel, gasolina e outros combustíveis e seus derivados”, garantiu o governador.
Já o diretor geral do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, explica que a expectativa é de que, após entrar em operações, a nova usina irá contribuir com a redução de milhares de toneladas de dióxido de carbono emitidas por ano na atmosfera, o que coloca o Super Terminais como o primeiro “Porto Verde” do Brasil.
“Com esse projeto, caminharemos juntamente com o Governo do Amazonas, por meio da Cigás, para dar um futuro mais sustentável para a região. Com essa substituição da matriz energética do nosso terminal, deixaremos de emitir 17 mil toneladas de CO2 por ano na Amazônia. Isso equivale a retirar milhares de carros das ruas e a preservar centenas de hectares de floresta nativa”, garante.
O deputado Adjuto Afonso destacou que a parceria representa um marco na expansão do uso do gás natural no Amazonas, o que pode beneficiar diretamente o Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Esse gás está hoje servindo ao povo do Amazonas. É muito bom ver a Cigás e empresários investindo, acreditando e gerando empregos aqui no Amazonas. Isso serve para que outros empresários também venham a acreditar no nosso potencial produtivo. Por isso, parabéns ao governador Wilson Lima pela iniciativa, parabéns ao Marcello Di Gregorio e toda a equipe do Super Terminais. E, parabéns à Cigás pela excelência no trabalho de expandir o uso do gás natural no estado”, finalizou.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Em reunião com moradores de Presidente Figueiredo, Roberto Cidade confirma início das obras da Rodovia AM-240 após sua articulação

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas destaca ações de combate ao bullying e à homofobia

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Assistência Social e Trabalho da Aleam divulga balanço do primeiro semestre de 2025

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Segurança Pública da Aleam apresenta balanço das atividades do primeiro semestre de 2025

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Delegado Péricles destaca resultados do Cepcolu e reforça compromisso com a saúde da mulher no Amazonas

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Lei de Carlinhos Bessa reforça importância da prevenção à saúde dos olhos

10 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade