Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Acolhimento dos Gestores de Saúde encerra com a definição de propostas que pedem um olhar diferenciado à região e ao Amazonas

22 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Documento oficial será encaminhado ao Ministério da Saúde e outros órgãos federais

FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMO “Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde” encerrou nesta sexta-feira (21/02) com a definição dos pontos que serão abordados na Carta Oficial, documento que será enviado ao Ministério da Saúde e demais autoridades ligadas ao setor. O principal deles evidencia a necessidade de um olhar diferenciado ao Amazonas, dadas as características do Estado e as limitações impostas pelo fator geográfico.

O megaevento, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AM), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), teve a presença de representantes de 58 dos 62 municípios e mais de mil pessoas circularam no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

A secretária da SES/AM, Nayara Maksoud, ressaltou a amplitude do debate, com discussões produtivas em diversas áreas, como atenção básica, vigilância sanitária, saúde indígena, dentre outras. “O Acolhimento foi um sucesso, principalmente na construção coletiva para que o SUS Amazonas seja cada vez mais forte. Saímos daqui com um produto final, para que possamos ter um discurso único junto ao Ministério da Saúde, quanto a importância da regionalização e a necessidade de um olhar diferenciado sobre o financiamento do SUS para o Estado, dadas nossas singularidades geográficas”, afirmou a secretária.

Todas as propostas estarão descritas na Carta que também vai para os conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), ressaltando a necessidade de um olhar diferenciado para o Amazonas.

Programação

Desde a última quarta-feira (19/02), cerca de 30 palestras, conferências, oficinas e reuniões foram realizadas. No local, os participantes também conferiram as novidades dos estandes com exposições de produtos e serviços de saúde.

Entre os temas debatidos nesta sexta-feira estão “Os impactos da regionalização na perspectiva da oferta e do acesso na busca da equidade em saúde”; “A construção de planejamentos regionais integrados entre os municípios” e a “Implantação do programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE)”. Também foram discutidos os planos macrorregionais para ampliação do acesso aos serviços do programa Rede Alyne, nos municípios. A iniciativa, que conta com recursos federais, visa a redução da mortalidade materna.

Para a presidente do Cosems, Adriana Moreira, o Acolhimento também foi uma oportunidade de dar boas-vindas aos novos gestores de saúde e compartilhar conhecimentos. “O que a gente pretende com tudo isso é que esses profissionais retornem para os seus municípios e que eles consigam executar a política pública da saúde de maneira efetiva e com qualidade”, disse ela.

Pela primeira vez à frente da gestão municipal da Saúde em Beruri (a 73 quilômetros de Manaus), o secretário Tiago Souza se mostrou entusiasmado com a realização do evento. “Esses três dias serviram para uma troca de experiências sobre atenção básica e média e alta complexidade, que vamos levar para o município. Isso vem a somar para o crescimento da Saúde em Beruri”, contou.

Já a secretária municipal de Maués (distante 276 quilômetros da capital), Nayra Moreira, afirmou que os conhecimentos adquiridos durante o encontro vão auxiliá-la na gestão e na boa aplicação dos recursos.

“Foi um momento enriquecedor para todos nós e isso vai agregar ao nosso entendimento de como aplicar desde os recursos que são destinados ao município, até como gerir e trabalhar com todas as equipes para que o serviço chegue ao cidadão de forma eficaz e eficiente, visto os desafios logísticos que encontramos no interior do Estado”, completou ela.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia 2ª edição do Feirão Amazonas Meu Lar, com mais de 2,6 mil unidades habitacionais

24 de julho de 2025
Amazonas

Crimes violentos no Amazonas caem três vezes mais que a média nacional, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública

24 de julho de 2025
Amazonas

Bois-bumbás de Manaus encerram a programação do Festival Folclórico do Amazonas no Sambódromo

24 de julho de 2025
Amazonas

Cine Tela Preta: Mostra celebra narrativas negras no audiovisual com entrada gratuita em Manaus

24 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura aeroporto de Fonte Boa totalmente reformado e com capacidade ampliada

24 de julho de 2025
Amazonas

Prato Cheio: Refeições de qualidade contemplam os beneficiários em dois diferentes serviços

24 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade