O acendimento das luzes externas do Teatro Amazonas, na cor lilás, marcará o início da campanha “Agosto Lilás” no Estado, nesta sexta-feira (01/08), a partir das 18h, no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. O ato simbólico foi solicitado pela procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), ao governador Wilson Lima (UB).
A campanha “Agosto Lilás”, instituída no Amazonas por meio da Lei nº 4.869, de 16 de julho de 2019, de autoria da deputada Alessandra Campelo, tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de divulgar e fortalecer a aplicação da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que completa 19 anos de vigência no próximo dia 7 de agosto de 2025.
“É alarmante saber que, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2024, o que representa uma média de quatro mulheres mortas a cada seis horas. É por isso que a campanha Agosto Lilás é tão importante: para que possamos trabalhar juntos na prevenção da violência e na proteção da vida das mulheres”, destacou Alessandra Campelo.
Mobilização
A solenidade de acendimento das luzes do Teatro Amazonas contará com a participação de representantes da sociedade civil, movimentos de mulheres e órgãos envolvidos na “Operação Shamar”, ação nacional do Ministério da justiça e Segurança Pública (MJSP), que ocorre dentro da programação do “Agosto Lilás”. A Procuradoria Especial da Mulher da Aleam integra essa mobilização nacional em defesa das mulheres.
A Operação Shamar tem como foco o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, além da prevenção ao feminicídio em todo o território nacional.
A iniciativa é realizada em parceria com os governos estaduais, por meio das polícias Civil e Militar, e atua em quatro eixos principais: prisões e medidas protetivas, atendimento às vítimas, campanhas educativas e ações integradas.