Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ação integrada da PMAM, SSP, PF e Forças Armadas inutiliza aeronaves usadas para transportar drogas

6 de março de 2025
Compartilhar

Foram apreendidos mais de 260 quilos entorpecentes e três armas de fogo

FOTO: Giselle Simões/PMAM

Uma operação integrada contra o crime organizado e tráfico internacional de drogas, na região do município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), resultou na inutilização de três aeronaves e estruturas utilizadas para o transporte de drogas do Peru para o Brasil. A ação contou com efetivo da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM) da Polícia Federal, Força Aérea Brasileira (FAB) e Exército Brasileiro (EB).

Durante a operação, que teve início na segunda-feira (03/03) e finalizou durante a quarta-feira (05/03), o efetivo da Companhia de Operações Especiais (COE) da PMAM, agentes da Polícia Federal e do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) da SSP-AM apreenderam 264 quilos de entorpecentes, sendo 213 quilos de maconha tipo skunk e 51 quilos de cocaína; uma pistola 9 milímetros, um fuzil calibre 556, uma espingarda calibre 16 e 4 mil litros de combustível para aviação. As aeronaves inutilizadas foram dois helicópteros modelo R44 e um avião monomotor.

De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente-coronel PM Peter Santos, o piloto de uma das aeronaves foi preso durante a ação. “Na área rural do Careiro Castanho os operadores, em posse das informações de Inteligência, conseguiram abordar as aeronaves, conseguiram êxito em prender um piloto, que era usado para o transporte das drogas e uma grande quantidade de entorpecentes”, explicou o tenente-coronel PM Peter Santos.

A operação teve o suporte de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), do DIOA da SSP-AM e do Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), que foram enviadas para pontos estratégicos da ação policial.

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou o trabalho integrado das Forças de Segurança do Amazonas e do Governo Federal. “As equipes estavam somando esforços para chegar a esse resultado. Foram mais de 250 quilos de entorpecentes, um piloto venezuelano preso, três armas de fogo e um baque ao tráfico de drogas, mostrando que as nossas forças integradas estão buscando tomar frente a esse combate, utilizando todos os meios de inteligência e tecnologia disponíveis, para darmos esse resultado”.

As equipes integradas também desativaram pontos de apoio logístico dos traficantes, com a inutilização de aproximadamente 4 mil litros de combustível para aviação, que seriam usados para dar o suporte para as aeronaves transportarem os entorpecentes.

O coordenador do DIOA, delegado de Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Rafael Montenegro, ressaltou o empenho dos pilotos habilitados da Segurança Pública para a atuação da equipe, por meio aéreo, na operação integrada.

“O DIOA foi acionado no decurso desses dias, para dar auxílio às tropas terrestres no que concerne à localização, apreensão e neutralização de toda a estrutura usada pelo tráfico de drogas”, explicou.

Todo o material apreendido durante a operação resultou em um prejuízo estimado de R$ 16,6 milhões ao crime organizado.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM Vinicius Almeida, o Sistema de Segurança vem avançando no combate às organizações criminosas no Amazonas.

“No ano passado foram mais de 43 toneladas de drogas apreendidos. Com as inteligências do Sistema, e com a participação efetiva da Polícia Federal, a gente consegue mapear a dinâmica do crime”, disse o titular da SSP-AM.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar imediatamente qualquer ação criminosa, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

18 de julho de 2025
Amazonas

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

18 de julho de 2025
Amazonas

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

18 de julho de 2025
Amazonas

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

18 de julho de 2025
Amazonas

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

18 de julho de 2025
Amazonas

Centros de Convivência do Governo do Amazonas realizaram mais de 100 mil de atendimentos no primeiro semestre de 2025

18 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade