Procedimento é necessário para garantia de segurança e qualidade
Imagem: Divulgação/Cigás
As obras do Gasoduto UTE Manaus 01, que está em construção em bairros da zona leste da capital, de iniciativa da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), entram em nova etapa, com a realização de teste hidrostático. O procedimento é importante para garantir a resistência do sistema de tubulação.
O teste será executado em três fases, abrangendo a REDE do Gasoduto UTE Manaus 01 como um todo, com duração total estimada de até 90 dias. A primeira fase, que está iniciando nesta semana, abrangerá a infraestrutura de dutos instalada na rua Gisele (Distrito Industrial 2) e ainda na avenida Cosme Ferreira, rua Desembargador Anísio Jobim e rua Desembargador César Rego, situadas no bairro Colônia Antônio Aleixo, com duração de aproximadamente 20 a 30 dias.
Durante a execução, poderão ser percebidos ruídos não apenas da operação de equipamentos, mas também em momentos específicos de pressurização da REDE, necessários para a colocação de instrumentos de inspeção. A Companhia reforça seu compromisso em conduzir os trabalhos com segurança, qualidade e o menor impacto possível à comunidade local.
Ao final das intervenções, a Cigás garante a recuperação definitiva da pavimentação nos trechos afetados, utilizando asfalto quente usinado, em conformidade com os padrões exigidos pelos órgãos competentes. As atividades contam ainda com plano de sinalização, sendo fundamental que condutores e pedestres observem as sinalizações de segurança.
Em caso de dúvidas, sugestões ou eventuais reclamações, os canais de atendimento da Cigás estão disponíveis 24 horas pelo número 117 e o endereço de e-mail: atendimento@cigas.com.br.