A unidade passa por uma transformação, com salas cirúrgicas funcionando 24h, contratação de pessoal e aquisição de equipamentos
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMO Hospital e pronto-socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, unidade da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), completou esta semana 40 dias consecutivos sem pacientes em macas nos corredores. A marca é resultado de uma série de ações que vêm sendo adotadas pela nova gestão da unidade. Dentre elas, o funcionamento 24h das salas cirúrgicas, melhorias estruturais, adoção de NOVO fluxo e a contratação de mais 580 profissionais.
Desde o dia 1º de julho, o hospital passou a ser administrado dentro de um NOVO modelo de gestão, que já apresenta resultados importantes, em eficiência e otimização dos recursos, segundo a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud. Antes da mudança, pacientes que davam entrada na unidade costumavam ficar de 7 a 10 dias esperando internação em leito clínico, muitas vezes aguardando em macas nos corredores, devido à alta demanda.
“A gestão está trabalhando para que possamos oferecer o melhor, com mais qualidade ao paciente. É o padrão Delfina Aziz, agora, também chegando ao Platão Araújo, onde nós vamos estar, conforme colocou o governador Wilson Lima, trabalhando com toda a capacidade instalada, processos de trabalho, melhor estrutura física e modernização, com tecnologia para melhor atender aos nossos pacientes”, ressalta a secretária.
Mais resultados
As salas cirúrgicas do Platão Araújo agora funcionam 24 horas, inclusive em fins de semana e feriados. Os laudos de risco cirúrgico estão sendo liberados em até 40 minutos. Antes levavam 48 horas. “Com isso, aumentou em 49% o número de cirurgias, passando de 432 para 643 procedimentos mensais”, relaciona o diretor geral da unidade, Marcelo Azevedo.
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMApós as medidas de reformulação, a unidade passou a realizar cirurgias de mão na urgência, com espera média de três horas, e ampliou a produção diária em procedimentos para pé diabético, de dois para sete casos por dia.
Com 219 leitos ativos e atendimento 24 horas, a ortopedia reduziu de 30 para apenas três dias o tempo de espera, eliminando uma fila represada de 110 procedimentos. Já na cirurgia vascular, aumentou em 32% o número de operações, garantindo que os pacientes sejam atendidos em até 24 horas.
A nova gestão também vem ampliando o campo de trabalho para os profissionais de saúde no Platão Araújo. Marcelo Azevedo destaca que foram realizadas 580 novas contratações, incluindo 117 enfermeiros e 338 técnicos de enfermagem. A unidade também está investindo na manutenção e aquisição de novos equipamentos, no reforço do abastecimento de insumos, além da contratação direta de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), reduzindo o tempo de permanência hospitalar.
A unidade de saúde, segundo o diretor Marcelo Azevedo, receberá mais 10 leitos de enfermaria, totalizando 229, além da reforma do pronto-atendimento e da área de curta permanência. Quatro novas farmácias também estão sendo implantadas para agilizar a dispensação de medicamentos, disse ele. A estrutura hospitalar também foi modernizada com dois novos arcos em C para imagens em tempo real, carrinhos de anestesia e exames vasculares com tecnologia doppler e contraste angiográfico, disponíveis 24 horas.
Foram implantadas duas alas especializadas, uma para pacientes crônicos, com 10 leitos, e outra para idosos com fratura de fêmur, com atendimento exclusivo.
Todas essas ações, ele avalia, garantem maior giro de leitos, evitando que pacientes precisem aguardar muito tempo para a realização de procedimentos. Além disso, as iniciativas asseguram qualidade e eficiência no cuidado ao paciente, reduzindo o tempo de permanência hospitalar e a resolução de pendências cirúrgicas e clínicas em menor prazo.