Nesta sexta-feira (15/8), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) se pronunciou sobre a intensa queima de fogos registrada em Manaus na noite de quinta-feira (14/8), em vários bairros da capital amazonense. Segundo mensagens veiculadas nas redes sociais, o foguetório ocorreu a partir das 20h, em todas as zonas da cidade, por um tempo significativo, e seria uma comemoração pela conquista do domínio de um NOVO bairro por uma facção criminosa.
Para o parlamentar, que é policial militar (PM) da reserva, o evento representa uma afronta à autoridade pública, ao poder de polícia e à Cidadania dos amazonenses.
“Enquanto o Governo do Amazonas realiza, em Manaus, a Semana de Segurança Pública 2025, sediando eventos importantes como a reunião do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Congresso Internacional de Segurança e Defesa (CISD), uma facção criminosa desafia a supremacia do poder público e celebra em toda a cidade, para que todos saibam que conquistou o comando do tráfico e do crime organizado em mais um bairro. É uma demonstração clara, concreta e afrontosa, e um sinal de alerta de que é necessário um plano emergencial para conter o avanço desse domínio, desde a faixa de fronteira”, afirmou o deputado.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) está realizando, de 11 a 16 de agosto de 2024, a ExpoSeg Amazônia: Semana de Segurança Pública 2025, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O evento reúne diversas programações, incluindo o 4º Congresso Internacional de Segurança e Defesa (CISD), o 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Congresso Nacional de Segurança e Defesa, reuniões do colegiado de secretários de segurança do país, encontros do Conselho Nacional de Segurança e uma feira tecnológica. Esta é a primeira vez que o Amazonas sedia esses encontros.
Ainda na área da segurança pública, na terça-feira (12), o Governo do Estado entregou 252 novos veículos para as Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM). Na semana anterior, a SSP-AM divulgou dados estatísticos indicando que mais de 62% dos municípios amazonenses reduziram ou não registraram crimes de homicídio durante o 1º semestre de 2025.
“No primeiro semestre, estive em 54 municípios do Amazonas. Passei o recesso inteiro visitando as calhas dos rios Madeira, Purus, Solimões e Negro. Estive pessoalmente em 42 comunidades rurais em julho. Nossa população não se sente mais segura; na verdade, ela se sente refém do crime organizado, principalmente na calha do Solimões, por conta da faixa de fronteira. Não duvido dos números divulgados pela Secretaria de Segurança e reconheço que há um esforço significativo nesse sentido. Mas estamos falando de domínio de áreas inteiras, e isso não se resume a uma ocorrência policial, e sim à instalação de um poder paralelo, o que é muito mais grave. Precisamos de um plano emergencial que envolva todas as esferas de poder. Tenho dito isso desde o início do meu mandato”, declarou Comandante Dan.