Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Rozenha critica veto presidencial que trava reconstrução da BR-319

12 de agosto de 2025
Compartilhar

Em pronunciamento nesta terça-feira (12/08) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Rozenha (PMB) fez duras críticas ao Governo Federal por ter sancionado a nova lei de licenciamento ambiental com veto à emenda que favoreceria a BR-319. O parlamentar ligou a decisão ao sentimento de abandono vivido por comunidades do sul do Amazonas, citando municípios como Apuí e Manicoré, e questionou o aconselhamento político que teria levado ao veto.  Rozenha citou a crise logística e social que atinge o sul do estado e afirmou que a falta de infraestrutura agrava a condição de quem vive na região.    
“O  povo do sul do Amazonas é invisível”, disse, ao relacionar o isolamento a problemas como pontes caídas, calado reduzido do Rio Madeira e  dificuldades para escoamento de produção. “A BR-319, que já existe há  quase 50 anos, sem a menor dúvida é o maior gargalo logístico do mundo”,  declarou o deputado.  Rozenha criticou o veto do presidente Lula à emenda do senador Eduardo Braga, medida que, segundo ele, visava viabilizar a reconstrução do trecho  médio da BR-319, cerca de 440 km. O deputado admitiu ainda ceticismo  quanto à possibilidade de derrubada do veto.    
“Eu, sinceramente, não acredito na derrubada do veto”, afirmou, citando a dinâmica política em Brasília e a sinalização do Palácio do Planalto à sua base. 
Crítica direta à ministra e à governança ambiental 
 Rozenha também criticou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ele reafirmou a falta de compromisso da ministra com a Amazônia Ocidental, o  que aumenta a sensação de abandono das populações ribeirinhas e do sul do  Amazonas.   
“Não há compromisso da ministra Marina Silva com a Amazônia Ocidental por um motivo simples. Ela é deputada federal pelo estado de São  Paulo. Logo, ela defende os interesses das oligarquias paulistas, de um povo  que é muito bem atendido por inúmeras rodovias federais e privatizadas. Ela  defende um estado que não tem problema de isolamento e condena 4  milhões de pessoas, só no Amazonas, mais um tanto de gente do estado de  Roraima, ao isolamento e à pobreza”, disse.   Rozenha rejeitou o entendimento de que a pavimentação e reconstrução da  BR-319 seriam as maiores responsáveis por desequilíbrio ambiental na  região. O parlamentar sustentou que um projeto de reconstrução com licenciamento e controles adequados é compatível com a preservação e essencial para integração, desenvolvimento e redução do isolamento.  Ao concluir, Rozenha pediu para que a bancada amazonense e os órgãos federais priorizem soluções que garantam o direito de ir e vir, o escoamento  da produção e a integração nacional sem deixar o sul do Amazonas “à  margem” das decisões.    
“A demonstração do governo federal para esse povo  é de abandono”, resumiu. “Precisamos de ação efetiva, não de discursos que  não alcançam quem vive ali”, concluiu.   

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Amazonas pode ser pioneiro na proteção de influenciadores mirins com PL de autoria do presidente Roberto Cidade

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas discute atuação de ONGs e da Azul Linhas Aéreas

13 de agosto de 2025

Assembleia Legislativa analisa projetos para impulsionar produção audiovisual regional, normas de concursos públicos e regulamentação de abastecimento de veículos elétricos

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas debate qualidade da água, problemas da rodovia BR-319 e lentidão na conclusão da Casa da Mulher Brasileira

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

João Luiz critica ministra Marina Silva por barrar BR-319 e cobra ação contra ‘lixões’ no Amazonas

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias volta a cobrar conclusão da Casa da Mulher Brasileira em Manaus

13 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade