Participaram do curso 26 profissionais da área da saúde
Fotos: Aline Reis/FVS-RCPCom objetivo de capacitar profissionais atuantes na atenção primária à saúde, que atendem e orientam gestantes e mães antes e depois do parto, a Fundação de Vigilância saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de saúde do Estado de saúde (SES-AM), promoveu, na segunda-feira (11/08), um curso voltado à prevenção e controle de infecções do sítio cirúrgico (local da cirurgia) em partos cesarianos.
O treinamento foi realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), no miniauditório Enfermeira Josephina de Mello, da escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A iniciativa faz parte do projeto de extensão da USP “Melhorando a prevenção e controle de infecções para reduzir as infecções do sítio cirúrgico em parto cesariano” (PREVISC-BR).
Por meio do projeto, as medidas de prevenção a infecções em partos cesarianos são difundidas em parceria a hospitais selecionados e profissionais de saúde. No Amazonas, a ação integrada é realizada por meio da FVS-RCP. Entre as ações desenvolvidas estão orientações de pré-natal, incluindo a contraindicação de remoção com lâmina pela gestante e o monitoramento da paciente por meio da vigilância pós-alta médica para detecção precoce de casos.
Para a diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a parceria com a USP fortalece a saúde no Amazonas. “Orientar esses profissionais é mais um alcance para prevenção de casos de infecções em partos cesarianos. Isso mostra o trabalho da FVS-RCP em contribuir diretamente com a segurança do paciente e na qualidade do atendimento do SUS”, destacou.
Fotos: Aline Reis/FVS-RCPO projeto está na 3ª edição, reforçando a qualificação de profissionais em ações desenvolvidas em maternidades de Manaus. “A Fundação apoia essa iniciativa que amplia, para atenção primária à saúde, o fortalecimento da prevenção dessas infecções por meio da orientação a profissionais de saúde e, por consequência, a gestantes no pré-natal”, ressaltou a responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo.
A coordenadora do projeto e professora da escola de Enfermagem da USP, Maria Clara Padoveze, acrescentou que o objetivo é que o compartilhamento de conhecimento seja mantido no Amazonas. “Seria impossível fazer o projeto sem o apoio da FVS-RCP. Para melhorar a assistência dos indivíduos, que (esse conhecimento) fique de maneira sustentável no Amazonas”, enfatizou.
Para uma das enfermeiras participantes do curso, Lucia Marques, que coordena a saúde da Mulher em Manaus pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), as ações de capacitações são estratégicas. “A gente tem visto a importância da educação e da saúde, não só para usuária, mas também para os profissionais, tanto da maternidade quanto das UBS (Unidades Básicas de saúde)”, afirmou.
Com a parceria, o projeto PREVISC-BR visa a otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis nos hospitais participantes buscando a padronização de práticas e a construção de modelo que possa ser reproduzido em diferentes contextos das unidades de saúde.