Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Aleam debate crise financeira da Apae Manaus em Cessão de Tempo com representantes nacionais da entidade

5 de agosto de 2025
Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta terça-feira (5/8), Cessão de Tempo em favor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus). A solicitação foi feita pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), e contou com a participação do presidente da Federação Nacional das Apaes, Jarbas Feldner de Barros, e da procuradora jurídica da entidade, Miriam Queiroz. A pauta foi marcada por apelos em busca de apoio institucional para superar a grave crise financeira enfrentada pela associação.
Durante a apresentação, a procuradora Miriam Queiroz traçou um panorama da situação da Apae Manaus, que passa por um processo de reestruturação desde a intervenção ocorrida em 2022, motivada por problemas administrativos.
Segundo ela, a entidade acumula débitos trabalhistas superiores a R$ 1 milhão, além de dívidas de energia elétrica que também ultrapassam R$ 1 milhão, entre outras pendências.
“Viemos pedir ajuda para uma campanha de captação de recursos para salvar a Apae Manaus”, afirmou.
O presidente da Federação Nacional das Apaes, Jarbas Feldner de Barros, reforçou o papel histórico da entidade, que há 70 anos presta serviços nas áreas de saúde, assistência social e educação, com atividades complementares nas áreas de esporte, arte, geração de renda e políticas de envelhecimento.
Em Manaus, segundo Barros, são realizados mais de 7 mil atendimentos mensais.
“Ofertamos às pessoas com deficiência e às suas famílias um espaço onde, além do seu lar, seus direitos são respeitados. Mas hoje a Apae Manaus atravessa um momento delicado. Se precisarmos encerrar os atendimentos, para onde vamos levar essas pessoas?”, questionou.
Em pronunciamento, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, afirmou que o Poder Legislativo está disposto a unir esforços com a Apae, mas destacou que a entidade, atualmente, está impossibilitada de receber recursos públicos por conta de sua inadimplência e da ausência de capacidade de crédito.
“A intenção é levar o caso ao Poder Judiciário, especialmente à justiça do trabalho, para buscar caminhos que possibilitem acordos. Somente assim a Apae Manaus poderá quitar suas dívidas e voltar a firmar convênios e parcerias. A Casa está comprometida com a causa, mas é preciso que a gestão atual da entidade também esteja comprometida em resolver todas as pendências”, afirmou Cidade.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Cabo Maciel participa de reunião na PGE e avança na regularização fundiária no Sul do Amazonas

6 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan expõe dificuldades enfrentadas pelos pescadores no Amazonas

6 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel solicita ações para fortalecer saúde, educação técnica e o setor primário em Santo Antônio do Matupi

6 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto defende reestruturação e apoio à APAE-Manaus para evitar paralisação dos atendimentos

6 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel solicita implantação de unidade local do IDAM em Canutama

6 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade lidera movimento pela reestruturação da Apae Manaus, que enfrenta ameaça de interrupção das atividades regulares

5 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade