A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), registrou um aumento de 2% no número de alvarás de construção expedidos no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Foram 335 documentos emitidos entre janeiro e junho deste ano, contra 330 no ano anterior.
Somente no mês de junho, o Implurb liberou 52 novos alvarás, incluindo projetos aprovados via sistema autodeclaratório, o “Alvará de Construção Mais Fácil”, iniciativa que vem desburocratizando processos e oferecendo maior agilidade ao setor.
Desde o início da gestão do prefeito David Almeida, em janeiro de 2021, até junho deste ano, o instituto já contabiliza quase 4 mil alvarás emitidos, somando mais de 5,1 milhões de metros quadrados licenciados em toda a capital. Deste total, 419 mil metros quadrados correspondem apenas ao primeiro semestre de 2025.
“Estamos avançando com inovação e crescimento. A construção civil segue aquecida, impulsionada também por programas habitacionais, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, e grandes obras de infraestrutura. Nossos dados refletem o trabalho comprometido de uma equipe técnica qualificada, que atua tanto no atendimento on-line quanto no presencial. É um esforço que beneficia diretamente a população e colabora com a geração de emprego e renda em Manaus”, destacou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Setor
As projeções para 2025 indicam a continuidade dessa expansão. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a expectativa é de um aumento de 2,3%, refletindo um mercado ainda aquecido, com empresas, comércios e indústrias buscando oportunidades significativas em projetos inovadores e personalizados, alavancando soluções que promovem sustentabilidade e eficiência.
Mais alvarás de construção significam mais obras regularizadas e resultam na busca do serviço de licenciamento pela população, levando mais segurança a seus projetos e edificações.
Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Cbic, a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.
— — —
Texto – Cláudia do Valle/Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/ Implurb