O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) viabilizou a compra de uma balsa para os pescadores da cidade de Benjamin Constant, localizada a 1.118 quilômetros de Manaus. Durante visita ao município, os pescadores artesanais, liderados por “Baladeira”, presidente da colônia, apresentaram a solicitação da balsa, disponível do outro lado do rio, com o objetivo de instalar um porto próprio, diante da insegurança enfrentada na região.
“Considero que os pescadores e pescadoras artesanais são agentes de preservação da natureza amazônica e, por isso, merecem maior atenção. Eles têm potencial para impactar positivamente o meio ambiente e a economia do Estado. Diante daquela demanda, que nos pareceu justa e necessária, viabilizamos a balsa para que não precisem mais enfrentar os perigos a que estavam expostos. Em contrapartida, pedi que investissem na estrutura do porto e na conservação do pescado”, afirmou o deputado.
A base de apoio aos trabalhadores das águas já está disponível à colônia de pescadores, que se comprometeu a realizar melhorias, incluindo a instalação de uma pequena fábrica de gelo para a conservação do pescado. A principal queixa da categoria era a perda de embarcações e motores devido a roubos frequentes, situação que deverá ser minimizada com o novo atracadouro. Estima-se que milhares de pessoas da região dependam da pesca artesanal para sobreviver. Em Coari, no médio Solimões, abaixo de Benjamin Constant, há estimativas de cerca de 10 mil pescadores cadastrados.
Para o parlamentar, são necessários investimentos estruturantes para impulsionar o setor pesqueiro.
“O Amazonas abriga a maior bacia hidrográfica do mundo e possui a maior biodiversidade aquática registrada. No entanto, não é, nem de longe, o maior produtor de pescado da Região Norte. Rondônia, pasmem, lidera a produção de peixes em cativeiro, seguido pelo Pará. Precisamos investir em energia elétrica sustentável para as comunidades pesqueiras, fábricas de gelo e assistência técnica especializada, com foco na conservação e no desenvolvimento da agroindústria do pescado. Nosso povo merece esses investimentos. E acredito que os pescadores artesanais, ao contrário dos grandes que praticam pesca predatória e desrespeitam o período do defeso, são verdadeiros agentes de preservação ambiental. Mas, para isso, é preciso diálogo, comunicação e investimento, o que infelizmente ainda vemos pouco. A minha parte, procuro fazer”, destacou.
Comandante Dan foi o deputado estadual que mais destinou emendas ao setor da pesca artesanal em 2024 e afirma que os investimentos serão ainda maiores em 2025.
A aquisição da balsa para o porto dos pescadores de Benjamin Constant contou com parceria do deputado federal Silas Câmara (Republicanos).