Parceria promove atividades de lazer, orientação e assistência social para beneficiários e moradores do entorno dos residenciais
Tiago Corrêa/UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), firmou parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O objetivo é fortalecer as políticas de proteção e inclusão de pessoas idosas que vivem nas áreas de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e nas comunidades do entorno.
O Prosamin+ é um programa executado pela UGPE. De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, as ações que serão desenvolvidas em parceria com a Sejusc integram a Política de Gênero e Diversidade do Prosamin+ e serão realizadas nos Escritórios de Apoio Local (ELO) dos residenciais. “Os projetos desenvolvidos pela Sejusc para os idosos e pessoas em processo de envelhecimento serão ofertados para o público do programa, aproximando ainda mais as políticas públicas dos beneficiários e reforçando a proteção, lazer e integração social”, afirmou.
Entre os projetos a serem oferecidos está o “Idoso em Movimento”, que promove a melhoria da qualidade de vida por meio de atividades acompanhadas por uma equipe multiprofissional, incentivando o envelhecimento saudável e ativo.
A programação também inclui o “Envelhecer 60+”, que atua na promoção de políticas e serviços de assistência a esse público. E, ainda, o projeto “Empreender ao Envelhecer”, direcionado a pessoas a partir dos 45 anos que estejam em situação de vulnerabilidade ou violência, oferecendo apoio e oportunidades para estimular a autonomia financeira por meio do empreendedorismo, permitindo construir um futuro promissor.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPETambém estão previstos serviços como atendimentos psicossociais, orientações sobre empreendedorismo na terceira idade, ginástica laboral, encaminhamento para atendimento jurídico, passeios com a pessoa idosa e hidroginástica. A primeira ação da iniciativa está prevista para o mês de agosto deste ano. Os interessados podem procurar a equipe do trabalho técnico social do Prosamin+, no ELO do Residencial Mestre Chico II, na Avenida Ramos Ferreira, s/n, Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus.
A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, explicou que a parceria com a UGPE possibilitará ampliar o alcance dos programas voltados ao público nessa faixa etária. “Hoje, atendemos mais de 4 mil pessoas com o projeto ‘Envelhecer 60+’ e, com essa parceria, vamos chegar aos beneficiários do Prosamin+, em suas bases locais. Nosso objetivo é garantir direitos, assistência e promover a participação ativa deste público nas atividades”, afirmou.
Proteção à mulher
Em agosto de 2023, a UGPE e a Sejusc assinaram um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, em 13 municípios do Amazonas. Pelo Prosamin+ foram investidos R$ 2,4 milhões no fortalecimento das políticas públicas de gênero e diversidade no estado. Agora, a cooperação entre as secretarias passa a abranger o público da terceira idade.
Segundo a subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, a Sejusc é uma parceira estratégica, atuando diretamente na garantia de direitos, principalmente dos públicos vulneráveis. Ela reforça que a meta da Sedurb é expandir ainda mais a iniciativa. “Já temos um trabalho sólido com as mulheres e, agora, estamos ampliando para os idosos, que são prioridade nas políticas habitacionais. Começamos pelo Prosamin+, mas a meta é estender as ações para o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins e ao trabalho técnico social desenvolvido pelo Amazonas Meu Lar”, destacou.
Qualificação Prosamin+
Nos últimos anos, a UGPE também vem oferecendo qualificação para beneficiários do Prosamin+, com cursos profissionalizantes em diversas áreas. A iniciativa faz parte das ações de qualificação do programa, voltadas para o mercado de trabalho. Os cursos contam com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
O programa de capacitação é oferecido de acordo com as demandas sugeridas pelos moradores. O Prosamin+ já disponibiliza treinamentos para funções como atendente de farmácia, assistente administrativo, recepcionista, conferente de mercadorias, barbeiro, instalações elétricas, estoquista, almoxarife, operador de caixa, repositor de mercadoria, manutenção de condicionadores de ar e informática básica.