Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

‘Sofremos com a falta da nossa maior riqueza, a água’, afirma Comandante Dan

16 de julho de 2025
Compartilhar

Após visitar quatro comunidades rurais do Alto Solimões, na terça-feira (15), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) afirmou que a população daquela região sofre principalmente pela ausência de acesso à água potável. Ele esteve nas comunidades de Prosperidade (Benjamim Constant), Nova Vila Bananal (Tabatinga), Bananal (Tabatinga) e Santa Rita do Well (São Paulo de Olivença), antes de desembarcar em São Paulo de Olivença, a 988 km de Manaus.
“Havíamos estado anteontem na comunidade São João, na zona rural de Atalaia, onde o sistema de armazenamento de água possui um dispositivo queimado há mais de um ano e o poço cavado por iniciativa da UFAM também está desativado. Aquilo nos parecia um absurdo total, especialmente depois de dois anos consecutivos de seca recorde. Mas o problema se confirmou nas quatro comunidades rurais que visitamos depois. Em todas elas, o acesso à água potável é precário e não é de agora. E nós estamos na Amazônia, a maior reserva de água doce do planeta. Um absurdo e uma tragédia para nossos cidadãos ribeirinhos”, declarou o parlamentar.
Durante a vazante atípica do rio Solimões em 2023/2024, diversas comunidades rurais do Alto Solimões ficaram isoladas devido à baixa do nível do rio, dificultando o acesso a serviços básicos e o transporte de mantimentos. Cidades como Benjamin Constant e Atalaia do Norte, embora conectadas por terra, tiveram seu acesso fluvial comprometido, afetando o recebimento de suprimentos essenciais. A seca, classificada como “excepcional” pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), impactou a agricultura e a pesca, além de encarecer o transporte fluvial.
As previsões para a próxima vazante (seca) do Rio Amazonas em 2025 e 2026 ainda não são definitivas, mas indicam um cenário de atenção. Embora a seca de 2025 não deva ser tão extrema quanto as de 2023 e 2024, estudos apontam que pode haver impactos significativos, especialmente na região sul da Amazônia. O acesso à água potável nas comunidades rurais do alto rio Solimões é um desafio, com muitas famílias dependendo de fontes não tratadas, como rios e igarapés, sujeitas à contaminação, e ao desaparecimento durante a vazante. Embora existam sistemas de abastecimento como o uso de painéis solares para captar e tratar a água, a falta de manutenção, a distância entre as comunidades e a dispersão populacional dificultam o acesso universal.
O deputado Comandante Dan, que está realizando uma comitiva ao longo de todo o Solimões, desde Tabatinga, a Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, afirmou que busca o fortalecimento da escuta ativa, a presença institucional e o apoio às demandas de base, especialmente junto às lideranças daquela calha de Rio, a mais populosa do Amazonas e com uma presença expressiva de comunidades indígenas, a exemplo de Nova Vila Bananal e Bananal, visitadas pelo parlamentar.
“Em todas elas, as demandas dos cidadãos são muito semelhantes. A prioridade de todos está relacionada ao acesso à água potável, algumas sequer contam com poço artesiano. Na sequência, temos uma alternância entre saúde e educação. E observamos que muitos dos casos de saúde se relacionam à ausência do acesso à água tratada e ao saneamento básico. Mas o que mais me surpreendeu, além da escassez de água potável, foi a demanda por segurança, surgida em muitos momentos de nossos diálogos. Aquela região é altamente impactada pelo narcotráfico e pelos narconegócios”, disse ele.
Nas localidades, o deputado reafirmou o compromisso com as comunidades, acolheu as demandas prioritárias e garantiu encaminhamentos junto aos órgãos competentes, com foco em infraestrutura, saúde, segurança pública, educação e cidadania. Na sequência, ele desembarcou em São Paulo de Olivença, onde realizou um seminário de cidadania com a população e as diferentes lideranças locais.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Lei de Roberto Cidade pretende melhorar experiência de compra online com retirada em pontos físicos

17 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa reforça compromisso com a preservação no Dia de Proteção às Florestas

17 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputados da Aleam repercutem acordo do Governo Federal para asfaltar ‘Trecho do Meio’ da BR-319

17 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Carlinhos Bessa pede agilidade da Defesa Civil na entrega de ajuda humanitária ao Médio Solimões

17 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias destina R$ 1 milhão em emendas para fortalecer a saúde pública de Itacoatiara

17 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que apoiam o comércio e o empreendedorismo

16 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade