O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) comemorou a assinatura do contrato de construção da primeira usina a gás natural do Norte do Brasil para operações portuárias, em Manaus. A parceria foi firmada na manhã desta quarta-feira (2/7) entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), e do porto privado Super Terminais. O investimento será de R$ 30 milhões.
O projeto, planejado por técnicos da Cigás, prevê a construção de infraestrutura para geração de energia a gás natural para alimentação do conjunto de guindastes que faz o processo de carga e descarga de navios no porto Super Terminais.
De acordo com o governador Wilson Lima (União Brasil), a assinatura do acordo inaugura um novo momento de transição da matriz de energia do estado, garantindo mais eficiência, economia e compromisso da Cigás em manter a segurança energética.
“O gás natural, apesar de ser um combustível fóssil, é hoje a fonte de energia mais segura nesse processo de transição energética, poluindo menos que o diesel, gasolina e outros combustíveis e seus derivados”, garantiu o governador.
Já o diretor geral do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, explica que a expectativa é de que, após entrar em operações, a nova usina irá contribuir com a redução de milhares de toneladas de dióxido de carbono emitidas por ano na atmosfera, o que coloca o Super Terminais como o primeiro “Porto Verde” do Brasil.
“Com esse projeto, caminharemos juntamente com o Governo do Amazonas, por meio da Cigás, para dar um futuro mais sustentável para a região. Com essa substituição da matriz energética do nosso terminal, deixaremos de emitir 17 mil toneladas de CO2 por ano na Amazônia. Isso equivale a retirar milhares de carros das ruas e a preservar centenas de hectares de floresta nativa”, garante.
O deputado Adjuto Afonso destacou que a parceria representa um marco na expansão do uso do gás natural no Amazonas, o que pode beneficiar diretamente o Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Esse gás está hoje servindo ao povo do Amazonas. É muito bom ver a Cigás e empresários investindo, acreditando e gerando empregos aqui no Amazonas. Isso serve para que outros empresários também venham a acreditar no nosso potencial produtivo. Por isso, parabéns ao governador Wilson Lima pela iniciativa, parabéns ao Marcello Di Gregorio e toda a equipe do Super Terminais. E, parabéns à Cigás pela excelência no trabalho de expandir o uso do gás natural no estado”, finalizou.