Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Adaf alerta visitantes de Parintins sobre restrição de trânsito de frutos hospedeiros de pragas

25 de junho de 2025
Compartilhar

Servidores da Defesa Agropecuária vão distribuir material educativo no porto e aeroporto

Foto: Divulgação/ Adaf

Com o aumento no trânsito de barcos e aviões para o 58º Festival de Parintins, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) reforça as proibições de transporte de frutos para evitar a disseminação de pragas, com atenção especial à monilíase e mosca-da-carambola.

O gerente de Defesa Vegetal da autarquia, Sivandro Campos, lembra que o Amazonas tem restrição de entrada de frutos hospedeiros da mosca-da-carambola e de saída do cacau e cupuaçu. “Por isso, durante o período do festival, a Adaf vai levar informações aos participantes da festa sobre a restrição de trânsito dessas duas pragas, com distribuição de material educativo e com explicações“, destaca.

Em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), servidores da Defesa Agropecuária estarão, nos dias que antecedem o festival, recepcionando passageiros no porto e aeroporto explicando a importância de não transportar os frutos com restrição de trânsito, mesmo que em poucas quantidades e para consumo próprio.

A mosca-da-carambola é uma das maiores ameaças à fruticultura do Brasil e tem dezenas de possíveis hospedeiros, incluindo tomate, mamão, citros, manga, pimenta-de-cheiro e a própria carambola, entre outros. A praga já foi detectada no Amapá, Pará e Roraima, o que torna a vigilância no Amazonas ainda mais importante, visto que o Estado exerce uma barreira para impedir o espalhamento para o restante do país.

E a monilíase é um fungo que ataca vegetais dos gêneros Theobroma e Herrania, como o cacau e cupuaçu, causando perdas e elevação dos custos de produção. Atualmente, no Estado, a praga está presente em Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Urucurituba.

Fotos: Divulgação/ AdafDesde a detecção do primeiro foco, a Adaf atua com ações de delimitação e erradicação da praga, incluindo visitas a propriedades, podas e educação sanitária. Agora, diante do aumento de barcos com destino a Parintins e considerando o costume de troca de cacau e cupuaçu por estivas e vestimentas entre passageiros e ribeirinhos, a agência reforça o pedido para que evitem esse tipo de prática.

O 58º Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, acontece de sexta-feira a domingo (27 a 29/06), com expectativa de atrair milhares de pessoas para prestigiar o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (09/08)

9 de agosto de 2025
Amazonas

Dia dos Pais: O legado que inspira e atravessa gerações por meio da farda

9 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria estrutura que vai realizar mais de 500 exames na Carreta da Saúde da Mulher em Manacapuru

9 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima acompanha trabalhos das cirandas em Manacapuru e entrega EPIs e copos de água para o festival

9 de agosto de 2025
Amazonas

Primeiro dia do Curso de Defesa Pessoal Feminina reúne participantes no Ginásio Renné Monteiro

9 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas acompanha integração de 150 novos contratados em empresa do Distrito Industrial

9 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade