Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Seis municípios amazonenses recebem novas edições dos Diálogos de Bioeconomia

24 de junho de 2025
Compartilhar

Os eventos foram voltados à construção coletiva de um plano econômico com base no desenvolvimento sustentável

Fotos: Divulgação/ SedectiO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou, de 27 de maio até esta terça-feira (24/06), novas etapas dos Diálogos voltados à construção coletiva do Plano Estadual de Bioeconomia. Os municípios de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), Anamã (a 165 quilômetros da capital amazonense), Anori (localizado a 195 quilômetros de Manaus), Caapiranga (a 134 quilômetros da capital), Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) e Urucurituba (localizado a 208 quilômetros da capital amazonense) receberam debates sobre o desenvolvimento econômico sustentável e seu fomento para cada uma das regiões.

Urucurituba

Em Urucurituba, os Diálogos ganharam forma no Centro de Convivência dos Idosos. Representando a Sedecti, o gerente do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI), Paulo Neto, destacou a participação da sociedade civil no decorrer do evento.

“O público aqui em Urucurituba foi bastante diverso, tivemos muitas contribuições boas e significativas para o plano, que com certeza vão contribuir para o fortalecimento da bioeconomia no estado”, afirmou Paulo Neto.

Iranduba

No município de Iranduba, a reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de educação (Semei). A gerente do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA) da Sedecti, Giovanna Libânia, enfatizou a necessidade da escuta dentre a população da região, reforçando o caráter principal dos eventos em cada município do Amazonas.

“Estamos aqui para ouvir a contribuição das pessoas que vivem da bioeconomia aqui em Iranduba. Estamos coletando e levando aqui agora para Manaus, para consolidar essas informações. Somos imensamente gratas. A gente foi muito bem acolhido aqui em Iranduba pelas autoridades locais que conseguiram movimentar as pessoas aqui do município, principalmente os meliponicultores e apicultores que estão na região”, salientou Giovanna.

Fotos: Divulgação/ SedectiAnamã

Em Anamã, o evento ocorreu no auditório da escola Estadual Presidente Tancredo Neves. A secretária das Câmaras Setoriais, Ana Velloso, expressou seus agradecimentos pela realização dos Diálogos na região.

“Foi um momento muito proveitoso, de muita conversa, muitos alinhamentos com as demandas passando pelos cinco eixos prioritários para a construção do plano de bioeconomia. Agradecemos a presença de todos, ficamos muito felizes com o resultado”, pontuou.

O representante do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Josimar Nogueira, ressaltou a necessidade da participação efetiva dos povos originários na importante discussão sobre o fomento a um modelo de economia sustentável no município.

“Sempre fico feliz por a gente ter recebido o convite e poder participar desse plano que o Estado está promovendo, sabendo que o povo indígena também está se fazendo presente dentro do município de Anamã, ganhando sua necessidade, sua diversidade, a sua forma de viver, e onde a gente precisa também do apoio de todo o Estado”, afirmou.

Anori

No município de Anori, os Diálogos foram estabelecidos no auditório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Dentre os participantes, estava o representante do secretário municipal de meio ambiente, Augustinho Aiare da Costa Moura, que destacou o papel do Plano de Bioeconomia para o impulsionamento econômico local. “Esse Plano é muito essencial para o desenvolvimento do município, para futuras melhorias. A gente fica muito agradecido aqui do município de Anori por essa vinda desse programa”, enfatizou.

Os Diálogos realizados em Alvarães e Iranduba foram frutos de uma parceria entre a Sedecti e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), enquanto os eventos ocorridos nos municípios de Anamã, Anori e Urucurituba foram resultados de uma ação conjunta entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Sedecti, com recursos do Instituto Clima e Sociedade (ICs) para o projeto de construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sect atende 208 famílias em mais uma etapa de regularização fundiária em Caburi, em Parintins

12 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima afirma que COP em Belém será importante para mostrar ao mundo as prioridades da Amazônia

12 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas reforça segurança pública no interior com novas viaturas

12 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas e Unicef realizam Encontro Estadual ‘Zelar e Proteger’ para fortalecer rede de proteção infanto-juvenil

12 de agosto de 2025
Amazonas

Serviço aéreo da SSP-AM resgata bebê com bronquiolite aguda grave em comunidade rural em Manaus

12 de agosto de 2025
Amazonas

Amazonas sedia 14ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária do Brasil

12 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade