Uma Sessão Especial, de autoria do deputado Adjuto Afonso (União Brasil) homenageou, nesta terça-feira (13/5), no plenário Ruy Araújo da), os 55 anos de atuação do 1ºEsquadrão do 9º Grupo de Aviação (1°/9° GAv), o Esquadrão Arara da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados no último dia 31 de março. O pedido para realização da cerimônia foi subscrito pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil).
A solenidade contou com a presença de autoridades militares, entre elas o comandante do 1°/9° GAv, tenente-coronel aviador Denis Benini, que recebeu a placa de homenagem; o comandante do 7º Comando Aéreo Regional (VII COMAR), major-brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro; o comandante do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, o capitão de Fragata João Langsch Neto; o corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, coronel Franciney Machado Bó; além do deputado estadual Cabo Maciel (PL), que presidiu o início da sessão.
Autor da proposta, o deputado Adjuto Afonso destacou, durante a sua fala, a importância da presença da Força Aérea na região por meio do Esquadrão Arara, principalmente durante a realização de ações humanitárias.
“Somos a Casa do Povo e é nossa obrigação reconhecer o trabalho da Força Aérea Brasileira, que é realizado no Brasil inteiro. Mas, na nossa região esse trabalho se torna ainda mais essencial e a FAB está aqui todos os dias do ano, como foi feito durante as últimas secas aqui no Amazonas ou o trabalho com os indígenas yanomami, em Roraima”, defendeu o parlamentar.
Após receber a homenagem, o comandante do Esquadrão Arara, tenente-coronel aviador Denis Benini, relembrou a antiga parceria com o deputado Adjuto Afonso e afirmou estar emocionado e grato com a honraria.
“Para nós, é um orgulho muito grande receber esse reconhecimento por parte da Assembleia. O deputado Adjuto já foi homenageado pelo nosso grupamento e se tornou um Arara Honorário. É um antigo parceiro. Está sempre na nossa casa, inclusive participando da celebração dos nossos 55 anos. Por tudo isso, para nós, é um orgulho muito grande podermos estar aqui para falar sobre o nosso trabalho, dar visibilidade ao trabalho da Força Aérea e do Esquadrão Arara e dizer o quanto que estamos agradecidos por este reconhecimento”, disse.
Sobre o Esquadrão Arara
Criado em 31 de março de 1970, o Esquadrão Arara realiza o suporte logístico ao Exército Brasileiro, transportando diversos insumos para a criação dos Pelotões Especiais de Fronteira, principalmente na região amazônica.