Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Emenda de Comandante Dan financia Fórum de Saúde Mental da PM

8 de maio de 2025
Compartilhar

O 2° Fórum de Saúde Mental Aplicada ao Policial Militar foi realizado na última terça e quarta-feira (6 e 7/5). O evento, que aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), contemplou praças e oficiais, com o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde mental dos policiais, a partir de informações e vivências de profissionais especializados na área. O Fórum é fruto da emenda impositiva do deputado estadual Comandante Dan (Podemos), no valor de R$ 334.643,00, destinada ao cuidado da saúde mental de policiais.
Segundo dados que circulam nos meios digitais, o número de afastamentos de policiais militares do serviço por problemas psicológicos, ou psiquiátricos cresceu de forma expressiva.  Em 2019, foram 309 policiais, enquanto em 2021 e 2022 foram 775 e 757, respectivamente. Os números, segundo o deputado Comandante Dan, acedem um alarme.
“Imagine um trabalhador mal remunerado, que trabalha por escala e é forçado a fazer horas extras para complementar renda. Agora imagine que esse trabalhador sofre pressões de todos os lados, inclusive da mídia, e que exerce suas funções com o risco da própria vida. Essa é a realidade diária de policiais, que buscam garantir a segurança pública diante do avanço inegável das facções criminosas. O resultado é o adoecimento da tropa. Tenho alertado, desde o início do mandato, a esse problema. Quero poder colaborar, sempre que for possível”, declarou o parlamentar, que é policial militar de reserva e comandou a Polícia Militar do Amazonas.
A falta de saúde mental, segundo os especialistas, pode se manifestar de diversas formas, em termos individuais e coletivos. Síndrome de pânico, crise de ansiedade, depressão, desvios diversos de comportamento, dependência química, surtos de violência, abuso de autoridade e suicídio são consequências da perda da saúde mental. O Fórum foi uma ferramenta para alertar à tropa a importância da preservação da saúde psíquica e de fatores que contribuem para o adoecimento. Outro ponto importante foi a importância da adoção de boas práticas de gestão e propostas para a padronização da atividade organizacional.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Com a subida das águas do rio Negro, Roberto Cidade cobra informações junto à Prefeitura de Manaus sobre ações preventivas e de assistência à população

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Com a confirmação de 35 casos de Mpox no Amazonas, Aleam reforça prevenção entre seus servidores

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Dia do Artista Plástico: A arte como expressão da identidade cultural no Amazonas

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Delegado Péricles solicita cronograma de nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Amazonas

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Segurança Pública pede informações à SSP e chama secretário

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Assistência Social da Aleam intensifica campanha solidária de doação de frascos para armazenamento de leite materno

8 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade