Encerrou nesta quarta-feira (30/4) mais uma edição do Bazar do Dia das Mães, promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio de sua Diretoria de Assistência Social (DAS). Realizado em dois dias, o evento se consolidou como uma importante oportunidade para a economia criativa local, reunindo 62 expositores de variados segmentos. Servidores e visitantes encontraram diversos produtos, que iam desde saborosos alimentos e peças de vestuário até itens exclusivos de decoração, cosméticos e rico artesanato regional.
A economia criativa é um modelo econômico que valoriza a criatividade, a inovação e a cultura como principais motores de desenvolvimento, explica o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), destacando ainda o impacto positivo da iniciativa. “Eventos como este têm um papel crucial na geração de renda para os expositores, fomentando a economia criativa”, afirmou Cidade.
Um exemplo dessa inovação é a participação da expositora Alcilene Sena, que encantou os visitantes com suas biojoias inspiradas na disputa entre os bumbás Caprichoso e Garantido, do Festival Folclórico de Parintins. Utilizando elementos da natureza e referências culturais do Amazonas para produzir brincos, adornos de cabeça e adereços de cabeça, as peças atraíram grande interesse.
“Já no primeiro dia do bazar as vendas foram muito boas, e até já recebemos muitas encomendas”, disse Alcilene, avaliando o evento positivamente, relatando a oportunidade de divulgar seu trabalho para um público mais amplo.
Além da variedade de produtos, o Bazar do Dia das Mães da Aleam também oferece serviços que promovem o bem-estar. O fisioterapeuta Marcos Marcelo marca presença pelo terceiro ano consecutivo, oferecendo sessões de massagem relaxante. Para ele, o evento é uma excelente plataforma para divulgar seus serviços, com a vantagem de gerar renda imediata e também criar novas oportunidades de trabalho após o término do bazar.
Segundo a gerente de Assistência Social, Rosa Pinheiro, a iniciativa da Casa, por meio da DAS, contribui significativamente para o aquecimento da economia e para o fortalecimento dos negócios de pequenos produtores. “O bazar se destaca por oferecer opções de presentes únicos e diferenciados para celebrar o Dia das Mães, ao mesmo tempo em que fomenta o trabalho de empreendedores locais”, disse a gerente.