Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade cobra que Aneel determine à Amazonas Energia a adoção de medidas eficazes para melhorar o abastecimento elétrico em Manicoré

29 de abril de 2025
Compartilhar


“O município de Manicoré, sobretudo, a zona rural ficou desde o dia 5 de abril, até praticamente o dia 15 sem energia. Foram 15 comunidades afetadas, em torno de 10 mil moradores diretamente prejudicados por essa situação. Isso é inadmissível. Não Podemos permitir que essa empresa continue com esse desserviço e com essa falta de respeito ao cidadão manicoreense. É preciso que a Aneel faça uma intervenção, caso contrário, esses transtornos só tendem a se repetir”, argumentou Cidade.
No requerimento encaminhado ao diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa Neto, o deputado presidente explica que o apagão afetou as comunidades de Capanã, Água Azul, Boa Esperança, Democracia, Monte Horebe, Monte Sião, praia de Nazaré, Santa Maria, Terra Preta, Urucuri, Pandegal, Santa Eva, Vista Alegre e Jatuarana, comprometendo serviços essenciais como saúde, abastecimento de água, conservação de alimentos e comunicação.
A ausência de energia elétrica nas localidades comprometeu ainda, gravemente, o desempenho das atividades escolares, a conservação de insumos médicos e alimentares, bem como o fornecimento de água potável, em virtude da paralisação de sistemas de captação e bombeamento.
“Essa foi uma situação em Manicoré, mas se pararmos para investigar mais a fundo iremos ver que o Amazonas possui um histórico de instabilidade energética, fruto da incapacidade operacional da Amazonas Energia. A empresa tem demonstrado, reiteradamente, ausência de condições técnicas, financeiras e gerenciais para manter um serviço regular e eficiente à população. A crise energética atinge não somente municípios do interior, mas também a capital Manaus, que já enfrentou inúmeros episódios de apagões apenas no primeiro trimestre de 2025, afetando diretamente a segurança pública, o comércio e a vida cotidiana da população”, reforçou.
Reclamação recorrente
No dia 15 deste mês, Cidade ocupou a tribuna da Aleam, para denunciar a concessionária Amazonas Energia quanto ao desabastecimento energético em grande parte da zona rural de Manicoré. Na ocasião, a concessionária Amazonas Energia informou, por meio de nota, que “no dia 5/4/2025, sábado, a partir de 10h, havia ocorrido a interrupção não programada no fornecimento de energia afetando o município de Manicoré, na área rural. A interrupção ocorreu devido ao rompimento do cabo subaquático. Equipes estão atuando para restabelecer o sistema, mas ainda sem previsão devido à complexidade do rompimento do cabo, que fica no leito do rio”.
No mesmo dia, o deputado presidente relembrou os constantes “apagões” ocorridos em Manaus no decorrer somente deste ano. “No dia 7 de março, a cidade de Manaus e Região Metropolitana sofreram com um ‘apagão’. Foram, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas afetadas. Antes disso, outros ‘apagões’ também foram registrados. Já passou da hora de a Aneel Agir para que a Amazonas Energia adote as medidas necessárias para que a nossa população pare de ser prejudicada por esse mau serviço”, finalizou.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Amazonas pode ser pioneiro na proteção de influenciadores mirins com PL de autoria do presidente Roberto Cidade

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas discute atuação de ONGs e da Azul Linhas Aéreas

13 de agosto de 2025

Assembleia Legislativa analisa projetos para impulsionar produção audiovisual regional, normas de concursos públicos e regulamentação de abastecimento de veículos elétricos

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas debate qualidade da água, problemas da rodovia BR-319 e lentidão na conclusão da Casa da Mulher Brasileira

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

João Luiz critica ministra Marina Silva por barrar BR-319 e cobra ação contra ‘lixões’ no Amazonas

13 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias volta a cobrar conclusão da Casa da Mulher Brasileira em Manaus

13 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade