A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na quarta-feira (23/4), o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 55 de 2023, que cria o programa “Cidadão de Berço”. O programa tem como objetivo trabalhar conceitos de política, democracia e cidadania com crianças em idade pré-escolar da rede pública de ensino.
De acordo com o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), é importante que sejam apresentados às crianças, desde cedo, os instrumentos que irão lhes auxiliar na construção do senso de cidadania, o que permitirá que existam mais pessoas conscientes de seus direitos e deveres, além da democracia ser fortalecida no país.
“O objetivo do programa, que já é realizado pela Casa, é proporcionar que os pequenos tenham acesso a conceitos sobre política de uma forma lúdica. Com a aprovação do PRL, o projeto se torna definitivo, na Assembleia Legislativa do Amazonas, tornando os pequenos aptos a entenderem o assunto, em conformidade com sua idade”, apontou.
O texto do PRL, de autoria da deputada Débora Menezes (PL), confirma que a ação será realizada em parceria entre a Aleam, por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que sempre indicará uma instituição e uma turma da pré-escola com até 25 alunos no turno vespertino como público-alvo do programa.
O programa prevê cinco encontros presenciais. Durante as atividades, serão abordados os seguintes temas: identidade e pertencimento, definição de política, apresentação dos poderes constituídos, cuidados com o ambiente e eleições.
A proposta inclui a realização de atividades como rodas de conversa, dramatizações, jogos simbólicos, pintura, votações simuladas e elaboração de carta coletiva.
Entre os objetivos específicos do programa estão: reconhecer ações políticas no cotidiano, compreender o funcionamento dos três poderes, estimular o cuidado com o espaço coletivo, realizar uma eleição simbólica entre os alunos e desenvolver práticas de participação coletiva.
A culminância do projeto será uma visita das crianças à sede da Assembleia Legislativa, onde apresentarão uma carta com sugestões de melhorias à escola. A atividade será finalizada com a entrega de certificados e materiais pedagógicos relacionados ao projeto.
De acordo com Débora Menezes, a ação tem base na importância da formação cívica desde a infância. “O que a criança aprende na escola leva de lição para vida toda, e o que é melhor, torna-se um exímio agente multiplicador de ideias, cobrando de seus pais e amigos atitudes positivamente reforçadas”, declarou.