O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seção Amazonas, Orlando Machado, reuniu-se nesta quinta-feira (24/4), na presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com uma comitiva de deputados estaduais para tratar dos problemas relacionados às rodovias BR-230 (Transamazônica), BR-319 e dos portos de algumas cidades do interior do Estado.
Conduzida pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), a reunião contou com as presenças dos deputados Wilker Barreto (Mobiliza), Mário César Filho (UB), Comandante Dan (Podemos), Thiago Abrahim (UB) e Dr. Gomes (Podemos).
BR-319
A BR-319, rodovia federal que conecta Manaus a Porto Velho, permanece no centro de debates políticos, ambientais e sociais. Com 885 quilômetros de extensão, a estrada é vital à integração da região Norte ao restante do Brasil.
Entretanto, cerca de 405 quilômetros, especialmente o denominado “Trecho do Meio”, entre os Km 250 e 665, continuam sem pavimentação, apresentando condições precárias que dificultam o tráfego, especialmente durante o período chuvoso.
Segundo o superintendente regional do DNIT, o Governo Federal incluiu a BR-319 no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destacando-a como obra prioritária. O Ministério dos Transportes anunciou investimentos na região Norte, com previsão de R$ 16 bilhões destinados a 57 projetos e obras. A pavimentação da BR-319 enfrenta críticas de ambientalistas e decisões judiciais que ressaltam os riscos de desmatamento e impactos sobre terras indígenas e unidades de conservação, com a justificativa de que a obra pode afetar cerca de 300 mil quilômetros quadrados da Amazônia, área superior ao estado de São Paulo.
Orlando Machado também garantiu que o DNIT está atuando para restabelecer a trafegabilidade e minimizar os impactos, principalmente das pontes Autaz-Mirim e Curuçá, que desabaram em 2022.
O presidente da Aleam, Roberto Cidade, ao final da reunião, se disse otimista com as informações prestadas por Orlando Machado, colocou a Assembleia Legislativa à disposição para liderar o movimento em Brasília, junto com a bancada de deputados federais do estado, e cobrar a execução das obras.
“É com união que a gente constrói e entrega projetos grandiosos como esse. Eu sei que há dificuldade enorme no Amazonas, o maior Estado da federação. Num ano, a gente tem a maior cheia, outro ano a gente tem a maior seca e todos os anos a gente tem esses desafios. Mas hoje vejo que o DNIT está em uma direção mais tranquila, um homem preparado e que veio e respondeu todas as nossas dúvidas, e que está com planejamento a médio e a longo prazos”, destacou o deputado presidente.
Transamazônica
Já a situação atual da BR-230, Rodovia Transamazônica, apresenta trechos intransitáveis e obras em andamento em diversas regiões. Há interdições temporárias devido a obras de manutenção e intercorrências, como desabamentos e alagamentos.
“Discutimos a situação da Transamazônica, em razão da cheia que elevou o nível da água para cerca de 15 metros. O superintendente informou que já está em andamento a contratação emergencial de duas balsas. A expectativa é de que, até o final desta semana, as empresas responsáveis sejam contratadas”, afirmou Cidade.
Portos
Em relação ao porto de Borba, destruído após um acidente com uma balsa, o presidente Roberto Cidade confirmou que em breve estará sendo instalado um porto temporário, para atender a população, principalmente no início de junho, quando começam os festejos de Santo Antônio.
“Estive em Borba com o prefeito Toco Santana e, emergencialmente, já está indo uma balsa temporária e ficou para meados de maio a previsão de estar funcionando esse porto provisório, para que o festejo de Santo Antônio de Borba tenha o seu porto adequado para uso da população”, explicou.