Iniciativa sustentável foi criada para realizar o beneficiamento e agregação de valor ao pescado
Fotos: Arthur Castro/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), promoveu, durante o Feirão do Pescado – edição Semana Santa, um projeto de reaproveitamento de aparas e espinhas de peixes comercializados nos três pontos do Feirão na capital.
Criada como uma nova forma de realizar o beneficiamento e agregação de valor ao pescado, a iniciativa sustentável foi realizada por uma equipe técnica da ADS, que apresentou e demonstrou a produção de picadinho de peixe e outras receitas que utilizam o produto reaproveitado.
Segundo a engenheira de pesca da ADS Eveli Cristiane dos Santos, o objetivo do reaproveitamento é a sustentabilidade, foco principal das iniciativas da agência governamental.
“Nós resolvemos incrementar nas feiras para mostrar ao público que podem ser feitas outras alternativas de alimento com a proteína do peixe. O nosso reaproveitamento é justamente das aparas e espinhas para fazer o picadinho e os embutidos, que são o hambúrguer de peixe, o quibe e os bolinhos”, explicou.
Fotos: Arthur Castro/SecomO projeto da ADS também tem como objetivo de levar capacitação de reaproveitamento de pescado para toda a comunidade. Além disso, a intenção é capacitar merendeiras para levar alimentação saudável e sustentável aos alunos das escolas da rede estadual de ensino.
Feirão do Pescado
Fotos: Arthur Castro/SecomAção do Governo do Amazonas, por meio da ADS, o Feirão do Pescado 2025 se estendeu até esta sexta-feira (18/04), na Arena Amadeu Teixeira, zona centro-sul; no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte; e no Centro Cultural Povos da Amazônia, na zona sul da capital