Nesta quarta-feira (16/4), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) abordou a situação de abandono do Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Aziz, localizado no km 53 da rodovia AM-010. A unidade, que atende pacientes em tratamento contra o vício de álcool e outras drogas, enfrenta sérios problemas como salários atrasados de funcionários terceirizados, estrutura precária e falta de manutenção nos aparelhos de ar-condicionado
Na tribuna do Legislativo, Wilker expôs que a situação chegou ao seu conhecimento por meio de denúncias recebidas em suas redes sociais. Segundo o parlamentar, trabalhadores de empresas contratadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estão há meses sem receber pagamento, comprometendo o funcionamento de serviços essenciais como limpeza, vigilância e apoio hospitalar. Mesmo com contratos em vigor e valores empenhados no Portal da Transparência, os repasses não estão sendo feitos de forma regular.
“E aí quando eu vejo o Ismael Aziz nesse estado deplorável de manutenção, com menos da metade da sua capacidade de funcionamento, quantas famílias hoje estão pedindo pelo amor de Deus para internar vossos filhos, suas filhas? E o mais grave, contratos da saúde em atraso. A Discol é a mesma empresa lá da UPA Tabatinga, está em atraso.
O serviço de vigilância é da empresa Locati, também em atraso há mais de um ano sem receber. Serviços gerais, a empresa também está em atraso. E o que mais me entristece, os contratos de manutenção da empresa BDT engenharia, estão com quatro meses de atraso”, declarou.
De acordo com informações do Portal da Transparência do Amazonas, os auxiliares de serviços gerais do CRDQ, contratados por meio da empresa Petra Engenharia, estão há dois meses sem receber salários. A empresa presta serviços à SES-AM sem contrato formal vigente, operando por meio de pagamentos indenizatórios. O último repasse feito pelo Governo do Estado à Petra foi em dezembro de 2024, referente à competência de agosto do mesmo ano.
A denúncia também aponta a necessidade urgente de manutenção predial e nos aparelhos de ar-condicionado da unidade, que continuam sem funcionamento adequado, gerando desconforto aos pacientes. Apesar disso, os contratos com as empresas responsáveis por esses serviços — BDT Engenharia, Prohidro e Palácio de Material de Segurança — seguem ativos, com vigência até 2025 e valores milionários. Os últimos pagamentos registrados para essas empresas ocorreram entre fevereiro e dezembro de 2024, indicando falhas no acompanhamento e execução dos serviços contratados.
Cobranças
Diante do descaso, o deputado estadual Wilker Barreto fez um apelo contundente ao governo do Estado acerca das condições precárias de um aparelho público destinado à recuperação de dependentes químicos. O parlamentar questionou a efetividade dos investimentos públicos, especialmente em contratos milionários de manutenção, diante da realidade enfrentada no local.
“O que eu venho aqui é fazer um apelo para que o governo não deixe aparelhos públicos ficarem nesse estado. Aí não tem 55 milhões de contrato de manutenção, todos os serviços terceirizados em atraso. E aí eu pergunto: é nesse espaço que se recupera o dependente químico? É nesse espaço que tem contrato de 55 milhões de manutenção predial?”, questionou.
Por fim, ele também alertou para a redução drástica no número de acolhidos na unidade, chamando atenção para os riscos sociais envolvidos na falta de políticas efetivas de recuperação. Wilker Barreto encaminhará um requerimento à SES-AM pedindo providências urgentes para normalizar os pagamentos às empresas prestadoras de serviço e garantir as condições mínimas de funcionamento da unidade.
“Segundo informações da assessoria, o que seria 120 pessoas tem menos da metade hoje, sendo acomodado num estado que tem indicadores de violência lá em cima, violência essa muitas vezes praticada por usuários. Estamos deixando de recuperar, de salvar vidas. E isso aqui precisa ser abordado por esta Casa com energia”, enfatizou.
Mídias: https://drive.google.com/drive/folders/1RG9REa2JN5STXAZ0Gia2MnKKHIitR8EV?usp=sharing