O reforço no atendimento de mulheres com suspeita de câncer de colo de útero foi destaque na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (9/4). De iniciativa do deputado Delegado Péricles (PL), foi realizada uma Cessão de Tempo em favor do diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), médico Gerson Mourão, que falou sobre a criação de um Centro de Diagnóstico de Câncer, com foco no diagnóstico precoce e eficaz da doença.
Em sua fala, Gerson Mourão enfatizou que a proposta não é apenas uma ideia, mas uma iniciativa testada e comprovada. “O que eu vou falar aqui já está testado. Nós não temos como voltar atrás porque já está testado”, afirmou. Ele destacou dois marcos históricos que comprovam a eficácia da descentralização do diagnóstico.
Gerson Mourão citou primeiramente a transferência de biópsias do FCecon para o Hospital Delphina Aziz, que segundo o médico resultou na redução significativa do tempo de espera para pacientes com câncer de mama, de 14 meses para apenas 4 meses. Além disso, destacou que o Amazonas é o único estado do país com um local exclusivamente dedicado à conização, permitindo ampliar o alcance do atendimento.
A conização do colo uterino é uma cirurgia que remove uma parte do colo do útero em formato de cone. É um tratamento para lesões pré-cancerígenas causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano).
O diretor da FCecon também destacou o impacto potencial da criação do Centro de Diagnóstico, ressaltando que atualmente, uma mulher morre a cada dois dias de câncer de colo do útero no Estado. “Com a implementação do Centro, espera-se passar de 500 para 3.000 procedimentos anuais de conização, o que significa retirar 3.000 mulheres da fila da morte”, afirmou Mourão, ao pedir apoio dos deputados estudais para a criação do Centro.
Os deputados Delegado Péricles; Sinésio Campos (PT), Dr. George Lins (UB) e Dr. Gomes (Podemos), se manifestaram se colocando à disposição para dialogar com o Poder Executivo, e trabalhar para inclusão da proposta no momento da produção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
“Este Centro vai melhorar nossa capacidade de diagnóstico, permitindo um tratamento mais rápido e preciso para doenças que exigem exames como tomografias, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias”, explicou Delegado Péricles. Para o deputado Dr. George Lins o Centro será um braço da FCecon, pois as pacientes já serão direcionadas aos seus respectivos tratamentos, sem perda de tempo.