Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas debate avanços da ZFM após taxação do governo norte-americano

8 de abril de 2025
Compartilhar

A possibilidade do aumento das tarifas comerciais impostas pelo governo dos Estados Unidos gerar vantagens econômicas às empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) foi debatida durante a Sessão Plenária desta terça-feira (8/4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), disse que é momento de o Parlamento Estadual entrar neste debate, por entender que o “tarifaço”, anunciado na primeira semana de abril, estabelece uma nova configuração do comércio internacional.
“A taxação sobre os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos foi de 10%; bem menor do que o imposto para países asiáticos como a China (34%) e Japão (24%)”, destacou Cidade, lembrando que o Brasil ficou na lista de países afetados com a tarifa mínima. Para o presidente, países podem desistir de investimentos nos Estados Unidos e optar por se instalar em nosso país, em especial na Zona Franca de Manaus (ZFM), em razão das vantagens tributárias do modelo econômico.
“Por meio da Comissão de Indústria e Comércio da Aleam, vamos marcar uma visita à Suframa, ao secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Serafim Corrêa, e ao governador Wilson Lima (UB), para entrarmos neste debate e planejarmos a expansão do PIM”, declarou o presidente Roberto Cidade.
O deputado Wilker Barreto (Mobiliza) reforçou a necessidade e urgência em se pensar e delinear um plano de expansão do PIM. Barreto afirmou que o “tarifaço” americano já gerou uma corrida por terrenos para instalação de empresas no Distrito Industrial (DI), e a especulação imobiliária começa a crescer.  “Se as empresas não conseguirem terreno, não vão abrir fábricas e serão empregos perdidos e receitas que não entrarão nos cofres do estado”, disse o deputado.
Barreto apontou como alternativa instalação de fábricas nos limites do município de Rio Preto da Eva (distante a 57 quilômetros de Manaus). Segundo o parlamentar os benefícios fiscais do modelo ZFM alcançam o município da Região Metropolitana de Manaus (RMM).
“É hora de pensar em alternativas, em aproveitar o momento econômico do mundo e buscar ampliar a ZFM, que está assegurada por lei até o ano de 2073”, declarou o deputado.
A melhoria da estrada AM-010, a melhoria nos serviços de internet, energia elétrica e logística também foram apontados pelo deputado como essenciais para o desenvolvimento da região.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Representante da Calha do Madeira, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Novolindense

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca importância de investimentos no setor primário durante entrega de equipamentos pelo Governo do Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade anuncia emendas para o setor primário durante entrega de insumos e implementos agrícolas

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Última pauta de tramitação da semana na Aleam inclui PLs sobre educação digital, valorização profissional e voluntariado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas apresenta matérias legislativas que incentivam a reciclagem no Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Legislação do Amazonas foca em primeiros socorros para salvar vidas em escolas

14 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade