Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Aprovado PL de Adjuto Afonso que propõe diretrizes para cooperação entre municípios em situações de calamidade pública

8 de abril de 2025
Compartilhar

Com o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta dos municípios amazonenses diante de emergências e desastres naturais, o deputado Adjuto Afonso (UNIÃO Brasil), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou um Projeto de Lei que estabelece diretrizes para o auxílio institucional por meio de acordos bilaterais de mútuo interesse entre cidades do Amazonas, também, com municípios de outras unidades da federação. O PL foi votado e aprovado pelos deputados em Sessão Plenária na Aleam.
“A ideia é de que cada município possa oferecer o que tem de melhor e, ao mesmo tempo, receber apoio quando mais precisa. Vivemos recentemente a seca que afetou 20 municípios nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões, além de enfrentarmos os impactos de enchentes e queimadas. Esses cenários extremos exigem medidas práticas, integradas e fundamentadas na cooperação”, reforçou Adjuto Afonso.
A proposta visa criar mecanismos legais para que municípios reconhecidos em estado de calamidade pública possam contar com o apoio de cidades-irmãs, por meio de cooperação formalizada em áreas estratégicas como saúde, educação, segurança, meio ambiente e infraestrutura.
O projeto define o conceito de cidades-irmãs como entes municipais que firmam laços de cooperação com base em objetivos comuns, podendo se apoiar mutuamente em situações emergenciais. Os acordos bilaterais de mútuo interesse poderão abranger desde o compartilhamento de recursos e logística até a implementação de planos conjuntos de contingência.
O projeto também estabelece objetivos claros: promover a cooperação efetiva, garantir respostas rápidas e coordenadas, assegurar a transparência na utilização dos recursos e aprimorar continuamente as equipes de resposta por meio de capacitações e treinamentos conjuntos.
A proposta assegura que a aplicação de recursos em saúde e educação, através desses acordos, respeitará os dispositivos constitucionais previstos nos artigos 198 e 212 da Constituição Federal. Além disso, a iniciativa ressalta que a execução das ações dependerá da conveniência e da oportunidade determinadas pelo Poder Executivo.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Representante da Calha do Madeira, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Novolindense

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca importância de investimentos no setor primário durante entrega de equipamentos pelo Governo do Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade anuncia emendas para o setor primário durante entrega de insumos e implementos agrícolas

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Última pauta de tramitação da semana na Aleam inclui PLs sobre educação digital, valorização profissional e voluntariado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas apresenta matérias legislativas que incentivam a reciclagem no Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Legislação do Amazonas foca em primeiros socorros para salvar vidas em escolas

14 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade