Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Matérias Legislativas da Aleam buscam combater bullying e violência escolar

7 de abril de 2025
Compartilhar

Nesta segunda-feira, 7 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à violência na escola. O objetivo da data é promover a conscientização sobre a importância de combater práticas nocivas e garantir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Isso porque dados revelam que a violência escolar aumentou na última década. No Amazonas, a data foi incluída no calendário oficial por meio da Lei nº 110/2011, que teve origem no Projeto de Lei (PL) nº 152/2011, do deputado Abdala Fraxe (Avante).
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tem se mobilizado para enfrentar o problema, analisando PLs e aprovando Leis que atuem na construção de uma cultura de paz e respeito no ambiente escolar. Segundo a Pesquisa Nacional de saúde Escolar (PeNSE), elaborada pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), em 2019 mais de 40% dos estudantes adolescentes foram vítimas de bullying no país.
Dez anos antes, em 2009, esse percentual era de 30,9%. De acordo com o IBGE, entre 2009 e 2019, a parcela dos alunos de escolas públicas que admitiu ter sofrido com a prática subiu de 28,9% para 39,9%. Já REDE privada de ensino cresceu de 35,5% para 41,5%. Além disso, em 2019, o número de estudantes do ensino fundamental que deixaram de ir à escola em razão da sensação de insegurança foi de 11,4%, bem mais que os 5,4% registrados em 2009.
No Amazonas, a situação também preocupa, e nos últimos anos foram registrados casos de agressões à alunos e professores nas escolas, afetando o desempenho acadêmico e o bem-estar emocional de crianças e adolescentes.
Entre as legislações aprovadas, destaca-se a Lei nº 7.377/2025, originada do PL nº 396/2024, de autoria da deputada Débora Menezes (PL), que instituiu a notificação compulsória de casos de bullying e cyberbullying em instituições de ensino no estado.
“Estudos mostram que o bullying PODE ter sérias consequências psicológicas, emocionais e até físicas para as vítimas; além de que o trauma se estende à vida adulta, gerando experiências negativas desde o período escolar, podendo levar até o suicídio e homicídio”, aponta Menezes.
Outra iniciativa relevante é a Lei nº 6.663/2023, que criou a Semana Estadual de Prevenção Contra a violência e Promoção de Segurança nas escolas, com ações educativas e de apoio às vítimas. A lei teve origem no PL nº 340/2023, de autoria do deputado Rozenha (PMB).
“Em abril de 2023, em uma escola privada da capital amazonense um aluno feriu uma professora e três colegas de classe com uma faca, e isto é apenas um exemplo da escalada da violência nas escolas”, disse Rozenha, explicando que a lei aprovada pela Casa Legislativa prevê a realização de atividades sociais, reuniões, palestras, seminários e congressos e demais meios de conscientização da população amazonense, principalmente às que estão na REDE de ensino, promovendo a discussão e acesso à informação sobre violência nas escolas, apresentando, também, outras providências preventivas à esse tipo de caso.
Projetos de Lei
Além disso, matérias em tramitação na Casa Legislativa reforçam o compromisso com a causa. O PL nº 794/2024, da deputada Joana Darc (UB), propõe a criação do Serviço Disque denúncia de Combate ao Bullying, denominado Disque Bullying, a ser implantado em todo o território amazonense, com o objetivo de facilitar e incentivar a denúncia de violência física ou psicológica contra pessoas no ambiente escolar
O serviço funcionará no sistema de ligação gratuita, todos os dias do ano, durante 24 horas. “A criação de um instrumento de denúncia apresenta-se como uma forma bastante eficaz e preventiva de redução dos índices de violência e até de morte”, acredita a deputada Joana Darc; que também é autora do PL nº 734/2024.
O projeto busca institui diretrizes para a formação continuada de gestores escolares para a mediação de conflitos e combate ao bullying. Para Darc o cenário atual das escolas demonstra uma crescente demanda por estratégias eficazes de enfrentamento e prevenção de conflitos, além de ações que incentivem uma cultura de paz e respeito nas interações entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.
“Adotar um comportamento proativo contra o bullying é a melhor forma de banir esse mal da nossa sociedade”, afirma Darc.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Representante da Calha do Madeira, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Novolindense

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca importância de investimentos no setor primário durante entrega de equipamentos pelo Governo do Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade anuncia emendas para o setor primário durante entrega de insumos e implementos agrícolas

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Última pauta de tramitação da semana na Aleam inclui PLs sobre educação digital, valorização profissional e voluntariado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas apresenta matérias legislativas que incentivam a reciclagem no Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Legislação do Amazonas foca em primeiros socorros para salvar vidas em escolas

14 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade