Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan considera delegacias do interior ‘bombas-relógio’

12 de março de 2025
Compartilhar

Na Sessão Plenária desta quarta-feira (12/3), o deputado Comandante Dan (Podemos) declarou que as delegacias do interior são “bombas-relógio”. O parlamentar considera que o episódio da rebelião na delegacia de Juruá, distante de Manaus 681 quilômetros de Manaus, é apenas uma manifestação do estado precário do sistema de segurança pública nos municípios interioranos.
“Já estive nos 61 municípios do Estado e acabo de visitar novamente 44 deles este ano. Por onde passei, fiz questão de visitar os aparelhos de segurança pública, de conversar com os trabalhadores do sistema. A situação nas cidades não varia muito de uma para outra. Delegacias superlotadas, celas insuficientes para acomodar com distinção homens e mulheres, policiais civis fazendo papel de agentes carcerários, deixando de realizar suas verdadeiras atribuições, contingente de policiais civis e militares insuficientes. Em sua totalidade os municípios disponibilizam servidores e guardas concursados ou apenas contratados para apoiarem. São verdadeiras bombas-relógio prestes a explodir”, afirmou Comandante Dan.
O deputado fez alusão a uma rebelião na delegacia de Juruá, que aconteceu na terça feira (11/3). Os detentos reivindicavam alimentação adequada e melhores condições de vida dentro da unidade. Um preso foi feito refém e outro foi a óbito. A população de Juruá é de 11.152 habitantes, segundo as atualizações populacionais do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE). A segurança pública daquela cidade está a cargo de sete policiais militares e quatro policiais civis.
“Apesar da privação de liberdade, os presos, preventivos ou condenados, estão sob a tutela do estado. É necessário honrar a tutela. Temos falado sobre a situação do sistema público de segurança insistentemente, tramitado requerimentos indicativos, alertado sobre o estado precário das delegacias, sobre os contingentes insuficientes. Destinei mais de R$ 5 milhões de emendas à segurança pública em 2024. É preciso que se faça alguma coisa”, insistiu, na tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar do Podemos.
O deputado pediu, ainda, atenção especial do Governo do Amazonas para a questão das delegacias. Dan Câmara é policial militar da reserva, ex-comandante da polícia Militar e ex-integrante da Força Nacional. Atualmente preside, em seu primeiro mandato eletivo, a Comissão de Segurança Pública, acesso à justiça e Defesa Social do Legislativo estadual.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Representante da Calha do Madeira, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Novolindense

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca importância de investimentos no setor primário durante entrega de equipamentos pelo Governo do Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade anuncia emendas para o setor primário durante entrega de insumos e implementos agrícolas

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Última pauta de tramitação da semana na Aleam inclui PLs sobre educação digital, valorização profissional e voluntariado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas apresenta matérias legislativas que incentivam a reciclagem no Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Legislação do Amazonas foca em primeiros socorros para salvar vidas em escolas

14 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade