Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências

5 de março de 2025
Compartilhar

Mobilização contou com 30 profissionais da FVS-RCP em ações nos desfiles das Escolas de Samba, Bloco das Piranhas e Banda do Galo

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Como parte da estratégia em eventos de massa, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, durante o Carnaval de Manaus, o monitoramento de saúde, o que inclui os tipos de atendimentos a pacientes atendidos relacionados diretamente à festa. Além disso, a FVS-RCP conta com profissionais que oferecem orientações e distribuição de insumos sobre prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de prevenção às violências.

A mobilização social em saúde contou com a participação de 30 profissionais da FVS-RCP, de 27 de fevereiro até esta terça-feira (04/03), que estiveram presentes nos desfiles das Escolas de Samba de Manaus, incluindo as dos Grupos de Acesso A e B e do Grupo Especial.

Os profissionais também marcaram presença no Bloco das Piranhas e Banda do Galo, respectivamente, no domingo (02/03) e nesta terça-feira (04/03), realizando atividades de orientação e promoção de saúde, com foco na prevenção de infecções, doenças e agravos, destacando a sensibilização sobre temas, como HIV, IST e violências. A ação teve como objetivo estimular a saúde e o bem-estar da população durante as festividades.

Foto: Patrícia Lima/FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que a vigilância em saúde estadual monitora o cenário epidemiológico de doenças e agravos antes, durante e após o encerramento de eventos de grande porte. A ação conta com profissionais especializados que atuam de forma contínua em diferentes áreas, como vigilância sanitária, epidemiológica, educação em saúde, sala de situação e análise de dados, além de informações estratégicas em vigilância em saúde.

“Os profissionais trabalham de forma integrada para identificar, de maneira precoce e oportuna, qualquer risco à saúde da população. Essa atuação envolve a análise contínua de dados, permitindo respostas rápidas e eficazes. Além disso, a vigilância em saúde se mantém ativa mesmo após o encerramento dos eventos, monitorando possíveis impactos. Nosso objetivo é a segurança sanitária e a proteção da população em todas as etapas”, ressaltou a diretora Tatyana.

Um dos foliões que esteve na Banda do Galo, nesta Terça-feira de Carnaval (04/03), foi o engenheiro Mário Antônio Lima, de 37 anos, que aprovou a ideia das ações de educação em saúde e disse que é importante manter a saúde no Carnaval. “Muita gente vê o Carnaval como oportunidade de curtir, mas não se pode fazer isso sem se prevenir”, disse.

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

O analista comercial Rodrigo Athayde, 36, recebeu preservativo da equipe da FVS-RCP, logo que chegou ao Sambódromo, na tarde desta terça-feira. “É preciso curtir o Carnaval com saúde. Não adianta nada a gente vir se divertir e não ter cuidado com o nosso corpo e a melhor forma de fazer isso é se prevenir”, afirmou.

O técnico de contabilidade André Valle, 23, esteve no Bloco das Piranhas, no domingo (02/03), acompanhando a namorada, e elogiou a iniciativa. “A distribuição de preservativos e materiais educativos incentiva o cuidado com a própria saúde e com a do próximo. Essa iniciativa faz toda a diferença durante o Carnaval”, afirmou.

Foto: Letícia Araújo/FVS-RCP

Assistindo ao desfile das escolas de Samba no sábado (1º/03), o professor Felipe Silva, 31, acompanhou a ação de prevenção e educação em saúde da FVS-RCP logo na entrada do Sambódromo. “É extremamente importante. As infecções e doenças estão aí e é importantíssimo se prevenir”, ressaltou.

Monitoramento contínuo

A ação de educação em saúde, focada na prevenção ao HIV e outras ISTs, além das iniciativas de prevenção à violência contra crianças e adolescentes, a mulheres e ao trabalho infantil continua durante o Carnaboi, na sexta-feira (07/03) e sábado (08/03), no Studio 5 Shopping, em Manaus.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

JEA’s: conquistas das primeiras medalhas marcam segundo dia de competições

19 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas implanta Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS no estado

19 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

18 de julho de 2025
Amazonas

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

18 de julho de 2025
Amazonas

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

18 de julho de 2025
Amazonas

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

18 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade