Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP capacita pesquisadores na identificação de mosquitos transmissores da malária

28 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Treinamento capacita pesquisadores para identificação precisa de vetores da malária

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, de 24 a 27 de fevereiro, um treinamento prático para identificação de anofelinos, mosquitos transmissores da malária. A capacitação teve como público os técnicos do Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia do Instituto Leônidas & Maria Deane – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia).

O objetivo do treinamento, realizado na FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi aprimorar as habilidades dos participantes na identificação das diferentes espécies de anofelinos em todas as fases de desenvolvimento, fortalecendo a vigilância entomológica e as estratégias de controle da malária na região.

Importância do treinamento

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a relevância da capacitação para a vigilância epidemiológica. “A identificação correta dos vetores é essencial para o planejamento e implementação de estratégias eficazes de combate à malária. Este curso reafirma o compromisso da FVS-RCP com a qualificação de profissionais que atuam diretamente na vigilância entomológica”, afirmou.

O responsável técnico do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, enfatizou a importância da vigilância ambiental no controle de doenças transmitidas por vetores. “A vigilância entomológica é uma das principais estratégias para o controle de doenças, como a malária. Capacitações como essa qualificam profissionais e fortalecem o monitoramento das populações de mosquitos na Amazônia”, afirmou.

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCPO facilitador do curso, Ronildo Alencar, subgerente de entomologia do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, também ressaltou a importância da capacitação. “A correta identificação dos anofelinos permite um direcionamento mais eficiente das ações de controle da malária. Este treinamento capacita os pesquisadores e técnicos a lidarem com a diversidade de espécies presentes na Amazônia”, explicou.

Metodologia aplicada

Participante do curso, a pesquisadora Monick Campos, da Fiocruz Amazônia, avaliou positivamente o treinamento. “A gente tem aprendido bastante. Nós também trabalhamos com colônia e insetário na Fiocruz. Então, a gente veio aqui para agregar mais conhecimento e saímos com uma bagagem grande”, disse.

O treinamento teve carga horária de 32 horas, combinando teoria e prática. As atividades incluíram aulas sobre características morfológicas dos anofelinos, uso de chaves de identificação, sessões de microscopia e discussões sobre a ecologia dos mosquitos na Amazônia. Além disso, foram abordadas técnicas de coleta e preservação de espécimes para que os profissionais possam aplicar o conhecimento adquirido em atividades laboratoriais e de campo.

Parceria científica

O treinamento faz parte das ações do Acordo de Cooperação Científica nº 34/2023 entre a FVS-RCP e a Fiocruz Amazônia, que visa fortalecer a colaboração e o intercâmbio técnico-científico entre as instituições. Com essa iniciativa, a FVS-RCP reafirma o compromisso com a qualificação profissional e o aprimoramento da vigilância entomológica na região amazônica.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima entrega mais de 360 novas viaturas para reforço da segurança na capital

21 de julho de 2025
Amazonas

UEA inicia inscrições para o Vestibular 2025, acesso 2026, e SIS

21 de julho de 2025
Amazonas

Idam inicia mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural em Rio Preto da Eva

21 de julho de 2025
Amazonas

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre matrículas para cursos gratuitos de artes, em Parintins

21 de julho de 2025
Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas vive mais uma noite vibrante de tradição, ancestralidade e inclusão

21 de julho de 2025
Amazonas

Com descontos e parcelamento facilitado, Cosama lança campanha “Fique em Dia”

21 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade