Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Amazonas participa da Operação Gota para reforçar imunização das populações em áreas de difícil acesso

25 de fevereiro de 2025
Compartilhar

FVS-RCP coordenará a distribuição de doses de 20 tipos de imunobiológicos, incluindo vacinas contra a covid-19, influenza

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

Aprimorando a logística de distribuição de imunizantes para ampliar a cobertura vacinal, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa da edição 2025 da Operação Gota. A iniciativa está em fase de planejamento e visa proteger populações em áreas remotas de difícil acesso, vulneráveis contra doenças imunopreveníveis.

A ação será realizada ao longo do ano e é uma iniciativa promovida por meio da parceria entre Ministério da Saúde e Ministério da Defesa, com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), via FVS-RCP, responsável pela coordenação das ações de imunização no estado.

Na Operação Gota 2025, a FVS-RCP coordenará a distribuição de doses de 20 tipos de imunobiológicos, incluindo vacinas contra a covid-19, influenza e outras de rotina para as regiões do Médio Solimões e Afluentes, Vale do Javari, Médio Purus, Alto Purus e Alto Rio Negro atendendo a populações indígenas e ribeirinhas de difícil acesso.

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a logística da Operação Gota, pela Força Aérea Brasileira (FAB), exige um planejamento para que as equipes cheguem com segurança e os imunizantes dentro das condições adequadas até os locais de aplicação.

Para isso, a FVS-RCP adapta o processo de distribuição dos imunizantes, gerenciando o armazenamento e o transporte em tempo oportuno, de acordo com a necessidade de doses e o volume adequado para deslocamento.

O diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Éder Gatti, ressaltou a expectativa da operação para esse ano. “Discutimos o que faremos no ano de 2025. As áreas contempladas serão as áreas indígenas. A Operação Gota vem para complementar e garantir o acesso à vacinação a essa população isolada”, acrescenta Éder.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a atuação na Operação Gota é estratégica para que as vacinas cheguem com qualidade e no tempo oportuno às comunidades isoladas. “Esse trabalho fortalece as ações contínuas da FVS-RCP no microplanejamento da vacinação, considerando as particularidades geográficas de cada região”, ressalta.

Foto: Anne Alves/FVS-RCP

Por meio do microplanejamento, a FVS-RCP atua em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) para desenvolver estratégias e ações de vacinação conforme as características da população local. Esse processo inclui a definição das atividades de imunização, a estimativa da necessidade de recursos humanos e insumos – como vacinas, seringas, materiais, equipamentos da rede de frio e logística de distribuição –, além da formação e capacitação contínua dos profissionais de saúde.

A gerente de imunização do Amazonas da FVS-RCP, Angela Desirée, enfatiza a importância de trabalhar coletivamente. “O objetivo é alcançar as comunidades e as pessoas em áreas mais remotas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, a Sesai e a Força Aérea Brasileira. Todos reunidos com o mesmo objetivo de levar a saúde pública à população do Amazonas”, destaca Angela.

O comandante da Operação Gota 2025 no Amazonas pela Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-coronel Herhic Rabelo, detalha a logística da Operação. “Os helicópteros levarão os funcionários e as vacinas para as áreas mais isoladas do Amazonas. Nessa missão, para esse ano, pretendemos fazer toda a parte da Amazônia oriental e ocidental, serão voadas mais de 200 horas nos helicópteros da Força Aérea Brasileira”, ressalta o tenente.

Sobre a Operação Gota

A Operação Gota 2025 no Amazonas é uma ação conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Defesa, com a participação da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), da Força Aérea Brasileira (FAB) e da FVS-RCP.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Adaf lança edital para contratar empresa especializada em produção e organização de eventos

1 de julho de 2025
Amazonas

FVS-RCP realiza visitas técnicas para fortalecer vigilância de vírus respiratórios no estado

1 de julho de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu em feira no bairro Santo Antônio

1 de julho de 2025
Amazonas

Amazonense conquista a mais alta categoria da arbitragem mundial no judô

30 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

30 de junho de 2025
Amazonas

‘Boi do Povo, Boi do Povão’: Boi Garantido se consagra o campeão do Festival de Parintins 2025

30 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade