Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputado Cristiano D’Angelo propõe a criação do serviço de urgência via WhatsApp no Amazonas

20 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Com o objetivo de ampliar o acesso da população ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Projeto de Lei nº 37/2025 (PL) do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) propõe a criação do serviço de urgência via WhatsApp, denominado “Samu na palma da mão”. A proposta de inovação, que segue em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), busca reduzir o tempo de espera no atendimento emergencial.
O parlamentar destaca que a utilização do aplicativo permitirá que a vítima ou os indivíduos próximos à ocorrência enviem chamadas, mensagens, vídeos, áudios, fotos, e até localização em tempo real. A possibilidade promoverá celeridade no atendimento, informando a gravidade do acidente e preparando os profissionais do Samu que estão em deslocamento até o local.
“O WhatsApp é amplamente utilizado pelos amazonenses, e com a criação do ‘Samu na palma da mão’, o socorro à vítima se torna mais ágil, preciso e eficaz, evitando o agravamento do paciente devido à demora”, explicou o deputado.
O PL prevê que a central criada pelo Poder Público Estadual também poderá enviar informações sobre saúde e segurança, como forma de instrução para reduzir os acidentes no Amazonas. Além disso, será criado um protocolo de atendimento com as orientações necessárias, semelhante ao que já ocorre nas chamadas telefônicas convencionais do Samu.
Solicitação do Samu por chamada telefônica
A Secretaria Municipal de saúde (Semsa), responsável pelo serviço pré-hospitalar de urgência e emergência em Manaus, informa que os pedidos de ajuda médica são coletados de cidadãos com agravos agudos de saúde. O acesso telefônico é gratuito pelo número nacional 192, de uso exclusivo das Centrais de Regulação Médica de Urgências do Samu, conforme o decreto da Presidência da República nº 5.055, de 27 de abril de 2004.
Após o atendimento e identificação dos chamados, as solicitações são julgadas pelo médico regulador, que classifica o nível de urgência e define o recurso necessário, que PODE variar desde um simples conselho médico até o envio de uma Unidade de Suporte Avançado de Vida ao local.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade propõe protocolo integrado que amplia atendimento a ribeirinhos impactados por cheias e vazantes

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

TV Aleam estreia 5ª temporada do programa Repórter Aleam com especial sobre os 19 anos da Lei Maria da Penha

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

No Dia do Estudante, Assembleia Legislativa do Amazonas destaca avanços na legislação da Casa para proteção da infância e juventude

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Programa Parlamento Jovem recebeu seis escolas nesta semana, na Assembleia Legislativa do Amazonas

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa entrega Título de Cidadão do Amazonas ao coronel Franciney Machado Bó

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Sinésio Campos convoca Audiência Pública para debater a aviação regional no Amazonas

8 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade