Grupo teve passagens aéreas pagas por meio da Secretaria de educação e Fapeam para integrar delegação brasileira
FOTO: Diego Peres/SECOM
O governador Wilson Lima recebeu, nesta terça-feira (18/02), estudantes e professores que vão compor a delegação brasileira rumo à Olimpíada Internacional de matemática, que acontecerá dos dias 22 a 26 de fevereiro em Bangkok, na Tailândia. Com o apoio do Governo do Amazonas, 11 alunos da REDE pública e quatro professores participarão da competição no país asiático.
“Vocês estão indo para uma competição internacional e são alunos de escola pública. Hoje, estamos em um momento que a escola pública atinge um patamar em que ela não deixa nada a desejar à escola particular, por conta da excelência que é o ensino. Vocês são a prova de que o nosso esforço tem dado certo”, afirmou o governador Wilson Lima.
FOTO: Diego Peres/SECOM
Para competir na Tailândia, o grupo recebeu apoio para a compra das passagens aéreas, por meio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). A delegação embarcará nesta quarta-feira (19/02) e, desde novembro, está em preparação com o auxílio de material didático disponibilizado pelos professores.
Oito estudantes são alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado no bairro Cidade Nova, zona norte, e três são alunos da escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada no bairro Flores, zona centro-sul. Os alunos foram selecionados após conquistarem medalhas na Olimpíada Internacional matemática Sem Fronteiras, em maio de 2024.
A recepção dos alunos e professores contou com a presença da titular da Secretaria de educação, Arlete Mendonça, e do comandante-geral da polícia Militar, Klinger Paiva.
Olimpíada Internacional
FOTOS: Diego Peres/SecomDestinada a alunos do 2º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas, a Olimpíada avalia individualmente os conhecimentos matemáticos dos estudantes da educação básica. Os estudantes do Amazonas são do 9º ano do ensino fundamental e das 1ª e 3ª séries do ensino médio.
FOTOS: Diego Peres/SecomNa competição, os estudantes passarão por uma prova de matemática em língua inglesa, específica para cada série, sem direito a consulta a dicionário ou a tradutor. Ao todo serão 29 questões e mais um problema extra com a duração máxima de 90 minutos para resolução da prova.