O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) propôs ao Legislativo Estadual, Moção de Aplauso à investigadora de polícia Dilma Maria Fogaça, que desbaratou na quarta-feira (12/2), uma quadrilha que aterrorizava o bairro Planalto, na zona Centro-Oeste de Manaus. O deputado destacou a atitude heroica da policial, que não estava se defendendo, nem estava em serviço, mas que identificou a ocorrência e agiu com eficiência, eficácia e efetividade, segundo o parlamentar.
“Esses são nossos verdadeiros heróis, homens e mulheres de carne e osso, que podem inclusive escolher não agir. Mas a investigadora Dilma decidiu defender os cidadãos, mesmo estando fora do horário de serviço e sendo lotada no almoxarifado da Polícia Civil. Estou tramitando uma Moção de Aplauso a ela e peço que o delegado geral, Bruno Fraga, faça uma distinção funcional à servidora”, afirmou o parlamentar da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Dan é o autor da Lei Ordinária nº 7.179, de 13 de novembro de 2024, que institui o “Dia dos Heróis Militares”, a ser comemorado anualmente em 8 de novembro. Ele destacou que a proposta de lei não foi uma ação corporativista e menor, mas um incentivo à boa prestação de serviço, à excelência da conduta policial.
“Infelizmente, a mídia põe sempre em evidência o aspecto negativo da conduta de alguns policiais. Mas eles não são a maioria, por isso é fundamental dar visibilidade àqueles que cumprem o dever com zelo e compromisso com o interesse público. E assim estimular a autoestima policial e o procedimento exemplar. Acreditem: não é fácil, ser policial civil ou militar, nem bombeiro militar. Você sai de casa todos os dias sem saber se vai voltar com vida. Não é à toa que temos tantos problemas de saúde mental entre os policiais”, finalizou Câmara.