Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas empossa membros do Conselho Estadual do Idoso, em Manaus

7 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Órgão delibera políticas públicas, articula serviços e fiscaliza REDE de proteção para garantia de direitos da pessoa idosa

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), deu posse aos membros titulares e suplentes do Conselho Estadual do Idoso (CEI), nesta sexta-feira (07/02), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), na zona centro-sul de Manaus. A ação cumpre a Lei nº 2.422, de 19 de novembro de 1996, que dispõe sobre a Política Estadual do Idoso e preconiza o conselho.

Ligado à SEJUSC, o CEI é responsável pela articulação, mobilização e apoio de projetos e questões relacionadas à Política Estadual, além de ser um órgão que fiscaliza e delibera sobre políticas públicas para a proteção dos direitos das pessoas idosas. O foco é trabalhar em conjunto com a Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) na oferta de serviços e garantia desses direitos.

O CEI é composto por 13 representantes de entidades não governamentais e movimentos sociais, e outros 13 representantes do poder público. O mandato será de dois anos, correspondente ao biênio 2025/2026.

“O Conselho da Pessoa Idosa é ligado administrativamente à SEJUSC, mas ele tem total independência para Agir e atuar em relação às políticas públicas voltadas à pessoa idosa, sempre com a REDE de proteção, sociedade civil, poder público e com apoio da Secretaria de justiça, trabalhando pelo bem, pelo melhor e na garantia de direitos da pessoa idosa”, afirmou a titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Além da pasta, o executivo estadual é representado pelas secretarias estaduais de produção rural (SEPROR); Cidades e Territórios (SECT); assistência social (SEAS); de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Cultura e economia criativa; educação e Desporto Escolar; de saúde (SES); e do Desporto e lazer (Sedel).

O CEI também tem representantes da Fundação Universidade Aberta da terceira idade; Empresa Estadual de turismo do Amazonas; Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM)e Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas.

Membros

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Conforme Ricardo Pinho, representante da Pastoral da Pessoa Idosa da Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima) e um dos empossados nesta sexta-feira, o CEI atuará na criação e fiscalização de leis e políticas públicas para o idoso. “Com o Conselho implantado, nós poderemos ter vez e voz para o segmento da pessoa idosa”, frisou Pinho.

Ele promete, enquanto membro do CEI, uma conduta bastante atuante. “Bem objetiva e clara para toda a sociedade em Manaus, principalmente, àquelas pessoas mais fragilizadas, pessoas idosas e esquecidas à margem da sociedade”, acrescentou o representante da Pastoral.

Também integrante do Conselho, Maysa Mazzi, representante da Associação de Idosos Unive, do Japiim, reafirmou a importância do CEI para a sociedade amazonense. “Além de ser um órgão fiscalizador, ele também nos possibilita de estar dentro, por dentro da política pública, envolvido com os assuntos da atualidade e proporcionando para que os idosos estejam sempre atuantes”, pontuou.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

“Nós somos uma entidade que busca a qualidade de vida dos idosos e também envolver os idosos nas lutas da nossa classe, no desenvolvimento das políticas públicas, então nós estamos bem envolvidos e confiantes no retorno das atividades do Conselho Estadual”, finalizou Maysa.

Membros da sociedade civil

· Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/A)

· Casa do Idoso São Vicente de Paulo

· Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas

· Conselho Regional de serviço social (CRESS/15ª Região)

· Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM)

· Instituto Abílio pontes

· Pastoral da Pessoa Idosa

· Associação de Idosos Trabalhando com Alegria

· Associação de Mulheres Ribeirinhas – Espaço Acolher (Casa de Sara)

· Associação Brasileira de Alzheimer e condições relacionadas – Regional Amazonas (ABRAZ)

· Associação de Idosos Unidos Venceremos

· Associação Grupo Idade Renovada (Agir)

· Instituto Estendendo a Mão (IEM)

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Operação Cheia 2025: Em quatro meses, Governo do Amazonas alcança mais de 1.200 comunidades com ajuda humanitária

20 de agosto de 2025
Amazonas

Biblioteca Pública do Amazonas relembra incêndio de 1945 em exposição de 80 anos

20 de agosto de 2025
Amazonas

Orquestra de Câmara do Amazonas proporciona experiência sensorial em concerto ‘Badalamenti/Lynch’

20 de agosto de 2025
Amazonas

Prodam destaca benefícios da conectividade em cidades amazônicas em evento do Ministério das Comunicações

20 de agosto de 2025
Amazonas

FVS-RCP participa de treinamento para fortalecer diagnóstico e prevenção da tuberculose no Amazonas

19 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas solicita crédito extraordinário ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para enfrentamento da estiagem

19 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade