Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Setemp vai capacitar estudantes do ensino médio da rede estadual para primeiro emprego

7 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O Sine primeiro emprego será realizado por meio de um programa de capacitação

Foto: Jamille Silva/SetempO Projeto Sine primeiro emprego é uma iniciativa voltada para a inclusão e Qualificação Profissional dos jovens estudantes do ensino médio da REDE estadual em Manaus. O projeto, lançado nesta sexta-feira (07/02), pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, visa preparar estudantes finalistas para os postos de trabalho disponíveis na REDE Sine Amazonas.

Dados do Ministério do trabalho e emprego (MTE), apontam crescimento de ofertas e demandas para primeiro emprego. Os números do MTE mostram que, em 2024, o total de 257 jovens de 18 a 24 anos foram contratados para primeiro emprego em diversas empresas do Amazonas. Em 2019 foram contratados 53 jovens; em 2020 foram 115; em 2021, 206; em 2022, as empresas deram oportunidades a 221 jovens; em 2023, 167 jovens iniciaram a vida profissional em primeiro emprego.

A Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), vai implementar, por meio de colaboração com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, o projeto que tem o objetivo de capacitar estudantes finalistas do ensino médio para o mercado de trabalho.

O Sine primeiro emprego será executado nas escolas da REDE estadual por meio de parceria com o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).

A Setemp é a pasta responsável por formular e executar políticas públicas de inclusão socioeconômica pelo crescimento da oferta de trabalho, emprego e melhor distribuição de renda. A pasta administra o Sine Amazonas, que desempenha um papel fundamental no fortalecimento do mercado de trabalho, atuando como um elo vital entre a oferta e a demanda no mercado de trabalho do estado.

O secretário executivo da Setemp, Henry Walber Vieira, destaca que o projeto vai preparar os jovens estudantes para o primeiro emprego. “O projeto Sine primeiro emprego será uma oportunidade de oferecer ao mercado de trabalho jovens qualificados e preparados para os desafios da vida profissional”, afirmou.

O Sine primeiro emprego será realizado por meio de capacitação que combina teoria e prática e faz parte dos programas de Qualificação Profissional da Setemp.

“Nesta parceria, a Setemp e a Secretaria de educação trabalharão juntas, oportunizando uma caminhada mais segura e mais assertiva para o jovem que busca seu primeiro emprego”, afirmou a diretora do Sine Amazonas, Samantha Chíxaro.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Operação Cheia 2025: Em quatro meses, Governo do Amazonas alcança mais de 1.200 comunidades com ajuda humanitária

20 de agosto de 2025
Amazonas

Biblioteca Pública do Amazonas relembra incêndio de 1945 em exposição de 80 anos

20 de agosto de 2025
Amazonas

Orquestra de Câmara do Amazonas proporciona experiência sensorial em concerto ‘Badalamenti/Lynch’

20 de agosto de 2025
Amazonas

Prodam destaca benefícios da conectividade em cidades amazônicas em evento do Ministério das Comunicações

20 de agosto de 2025
Amazonas

FVS-RCP participa de treinamento para fortalecer diagnóstico e prevenção da tuberculose no Amazonas

19 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas solicita crédito extraordinário ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para enfrentamento da estiagem

19 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade