Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Vigilância em Saúde fortalece combate à dengue no Amazonas com entrega de testes rápidos e nebulizadores

6 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Fundação realiza distribuição de insumos para diagnóstico e controle do Aedes aegypti nos municípios do Estado

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Como parte da estratégia de fortalecimento da vigilância em saúde no Amazonas, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (06/02), a entrega de 35.675 testes rápidos para dengue e 82 nebulizadores costais motorizados. As entregas ocorreram durante o evento de lançamento do “saúde Amazonas Interior – Programa de Fortalecimento e Repactuação da saúde no interior”, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, destacou que o programa inclui ações integradas. “É um elenco de atividades que incluem cofinanciamento para o custeio da saúde no interior. É um conjunto de ações integradas entre atenção primária à saúde, vigilância em saúde e atenção hospitalar”, ressaltou.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

A distribuição desses insumos visa reforçar a detecção precoce da dengue e intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, além de outras arboviroses como zika e chikungunya. Os testes rápidos foram distribuídos para os 62 municípios do Amazonas e estarão disponíveis na REDE pública de saúde, permitindo o diagnóstico nos primeiros dias de sintomas da doença.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da ação para a saúde pública do estado. “A Fundação de Vigilância em saúde aproveitou esse momento para disponibilizar, para os municípios, as ferramentas para intensificar o controle vetorial para dengue, pelos nebulizadores costais, e o diagnóstico precoce para a doença por meio dos testes rápidos”, enfatizou.

Para o prefeito de NOVO Airão, Otávio Farias, as entregas vão reforçar o enfrentamento à dengue no interior do Estado. “Esses equipamentos vêm para somar com as forças de trabalho do homem do interior. E o município de NOVO Airão é muito grato às ações do Governo do Estado que tem olhado com carinho para o interior”, disse.

Foto: Diego Peres/SECOM

Testes rápidos para dengue

Os testes rápidos entregues pela FVS-RCP são indicados para identificar a presença do vírus da dengue até o quinto dia de sintomas. O Amazonas já conta com exames laboratoriais para diagnóstico da doença, como os testes de biologia molecular e sorológicos realizados pelo Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP.

Com a chegada dos testes rápidos, a REDE pública de saúde ganha uma ferramenta adicional para ampliar o acesso ao diagnóstico da dengue, especialmente nos municípios mais distantes.

Distribuição de nebulizadores UBV

Além dos testes rápidos, a FVS-RCP entregou 82 nebulizadores costais motorizados Ultra Baixo Volume (UBV), que atenderão 39 municípios. Esses equipamentos são essenciais para a aplicação de inseticidas. “O uso dos nebulizadores fortalece o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya, ampliando a proteção da população contra doenças transmitidas pelo vetor”, destacou o diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira.

Fortalecimento da vigilância em saúde

As ações da FVS-RCP integram um conjunto de medidas para o fortalecimento da vigilância em saúde no Amazonas, contribuindo para a redução dos impactos das arboviroses no estado. A distribuição dos insumos faz parte da estratégia contínua do Governo do Amazonas para aprimorar a infraestrutura de saúde e reforçar a resposta rápida a doenças endêmicas.

A SES-AM e a FVS-RCP seguem monitorando o cenário epidemiológico da dengue no Amazonas que é divulgado, semanalmente, às quintas-feiras, e disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br). Além disso, as autoridades de saúde reforçam a importância da colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, eliminando criadouros e adotando medidas preventivas para evitar a disseminação do vetor por meio da eliminação de pontos de água parada que funcionam como criadouros do mosquito.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Monitoramento ambiental histórico no Amazonas: UEA lidera estudo de larga escala no rio Madeira

20 de agosto de 2025
Amazonas

Amazonas apresenta experiência pioneira com tafenoquina em encontro sobre eliminação da malária vivax no Peru

20 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 173 vagas de emprego para esta quinta-feira

20 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam embarga e multa em R$ 50,5 mil obra de aterro irregular no bairro Planalto

20 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas apresenta prognóstico da estiagem ao Grupo Chibatão e reforça integração de ações

20 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca conectividade como pilar para avanços em saúde e educação no Amazonas

20 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade