Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Adaf amplia prazo de validade de registro de estabelecimentos avícolas

6 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Conforme a portaria nº 20/2025, que já está em vigor, a regularização de granjas avícolas junto à autarquia é de dois anos

FOTOS: Divulgação/ AdafA Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) estendeu de um para dois anos o prazo de registro de estabelecimentos avícolas de produção comercial, ornamental e ensino e pesquisa. A decisão consta na portaria nº 20 publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-AM), do dia 29 de janeiro.

Segundo o diretor-presidente da Adaf, José Omena, a medida busca facilitar a vida do produtor, que precisa reunir uma série de documentos para dar entrada no pedido de regularização.

“O compromisso da Adaf é com a sanidade dos animais, o apoio ao produtor e o fomento à economia do Amazonas. Com a ampliação do prazo, o granjeiro que já comprovou o seu compromisso em seguir as normas necessárias e obrigatórias, tem mais tempo para se dedicar ao seu rebanho”, explicou.

Conforme a Gerência de Defesa Animal (GDA), setor responsável pelo processo de registro, a regularização do prazo de validade de dois anos para os estabelecimentos que já possuem registro junto à Agência de Defesa levará em consideração o intervalo de vigência. Desta forma, aos registros com validade entre 1° de janeiro de 2025 até 31 de junho de 2025, serão automaticamente acrescidos seis meses ao prazo de vencimento do registro atual.

E os registros que têm validade de 1° de julho a 31 de dezembro de 2025, serão automaticamente acrescidos um ano ao prazo de renovação. Os casos omissos serão decididos pela Adaf, por meio da GDA.

O registro de estabelecimentos avícolas com manejo acima de mil aves atende à normativa nº 56/2007 do Ministério da agricultura (Mapa) e tem como objetivo manter a vigilância nos plantéis avícolas e assegurar a adoção de medidas higiênico-sanitárias que garantam a sanidade animal e o fortalecimento da avicultura no Estado.

O processo de registro de granjas é composto por três fases: documental, vistoria da propriedade e emissão do registro. Atualmente, 64 granjas comerciais estão registradas junto à Adaf.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo (03/08)

3 de agosto de 2025
Amazonas

Noite de encontros e ritmos marca segunda apresentação do Green Jazz no Teatro Amazonas

3 de agosto de 2025
Amazonas

Em Codajás, governador Wilson Lima fortalece os setores primário e social com mais de R$ 540 mil em investimentos

3 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria avanço da obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água em Codajás

3 de agosto de 2025
Amazonas

Resgate cultural e fortalecimento comunitário marcam terceira edição do Arraial do Museu do Seringal

3 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 165 vagas de emprego para esta segunda-feira

3 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade