Ao longo do ano de 2024, a Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou um total de 60.615 atendimentos a servidores da Casa (ativos e aposentados) e dependentes, entre janeiro e dezembro. A informação consta no Relatório Anual de Atendimentos das Especialidades e Atividades realizadas pela Diretoria.
As cinco áreas, que mais tiveram procura para atendimentos em 2024 foram: enfermagem (34.967), odontologia (11.862 atendimentos), médicos (5.441), fisioterapia (4.727) e psicologia (1.696).
Os destaques das ações da Diretoria de Saúde foram as inúmeras campanhas realizadas. No Carnaval, foram distribuídos preservativos e folders educativos sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/AIDS. Também aconteceu, em 2024, vacinação contra H1N1 e Tríplice Viral.
Outra campanha que já faz parte do calendário da Aleam é o “Outubro Rosa”, voltado a realização de exames preventivos das servidoras da Casa. No penúltimo mês de 2025 foi realizada a campanha “Novembro Azul” com palestras e exames sobre a saúde do homem.
Na avaliação do diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, a proposta da Diretoria para 2025 é trabalhar a manutenção das ações já consolidadas na Casa e realizar novas atividades buscando priorizar a saúde dos servidores e dependentes.
“Temos ações consolidadas, na Aleam, como a distribuição de preservativos no combate às IST/AIDS, por conta do Carnaval e as Semanas de Saúde no ”Outubro Rosa” e “Novembro Azul”. Ao longo no ano teremos também outras palestras sobre o risco da hipertensão e diabetes, que são as duas comorbidades que mais temos enfrentado. Além de chamarmos atenção para problemas cardiológicos e a prevenção dos acidentes vasculares encefálicos e infartos agudos do miocárdio”, explicou.
Barreiras sanitárias contra a Covid-19
O aumento de casos de doenças respiratórias e Covid-19 mobilizou a Diretoria para conscientizar os servidores, nos primeiros dias de janeiro de 2025.
Arnoldo Andrade enfatizou que a Casa Legislativa possui uma equipe preparada para explicar as medidas e bloqueios sanitários para o combate da Covid-19.
“Tivemos um aumento significativo de Covid-19. Quando chegamos ao quinto caso detectado na Casa, acionamos a barreira sanitária para relembrar aos servidores em como evitar aglomerações. No início do ano, tivemos um pico de atendimentos. Em apenas um dia testamos 21 pessoas, com três casos positivos para Covid-19”, esclareceu.
Ele completou, ainda, que a “barreira sanitária” foi acionada para orientar os servidores. “Se a pessoa estiver sentindo algum sintoma típico de doenças respiratórias, que use máscaras de proteção e procure o setor médico da Aleam”, orientou o diretor de Saúde.