Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa analisa a dinâmica socioeconômica de cursos oferecidos no sul do estado

16 de janeiro de 2025
Compartilhar

O estudo recebeu fomento da Fapeam por meio do Programa educação profissional e Tecnológica (Proept/Fapeam)

Foto: Divulgação/Fapeam / Arquivo pessoal do pesquisador João Maciel de AraújoEntender como as políticas públicas de apoio ao desenvolvimento socioeconômico regional impactam os estudantes e moradores da região sul do estado foi o objetivo de pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O estudo avaliou a relação entre os cursos da educação profissional e Tecnológica (EPT) vinculados ao Eixo Recursos Naturais, do campus do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), em Boca do Acre, Lábrea e Humaitá (distantes a 1.028 km, 102 km e 590 km de Manaus, respectivamente).

Amparada via Programa educação profissional e Tecnológica (Proept/Fapeam), realizada por meio da parceria entre Fapeam e Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a pesquisa intitulada “Dinâmica Socioeconômica e EPT na Amazônia: uma análise dos cursos ofertados pelo IFAM no Sul Amazonense” foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

O estudo identificou que os cursos ofertados têm conexão importante com as necessidades econômicas dos municípios, que a participação ativa da comunidade é fundamental para atender às necessidades de formação profissional, além dos impactos da instalação dos campi do IFAM para os moradores, estudantes, egressos e comunidade em geral.

EPT no sul do Amazonas

Segundo o coordenador do estudo, doutor em ciências Sociais e pesquisador do IFAM, João Maciel de Araújo, durante a pesquisa foram realizadas entrevistas com diferentes agentes do campo econômico e institucional ligados à educação e ao setor produtivo nos três municípios, além de reuniões com a participação de servidores técnicos e docentes do IFAM, alunos, egressos e membros da sociedade civil em cada uma das cidades.

Também foram produzidos artigos científicos pelos pesquisadores envolvidos que foram apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.

“A pesquisa contribui para a inclusão social em duas dimensões: na dimensão da geração de adequações nas estratégias de oferta da EPT, o que certamente beneficiará os grupos sociais que mais demandam esta modalidade de educação e seu potencial de emancipação humana”, disse o pesquisador.

Outra contribuição, apontada por ele foi na dimensão do debate quanto às políticas de desenvolvimento socioeconômico regional, uma vez que dará visibilidade e voz a setores historicamente deixados à margem destas políticas, tais como comunidades tradicionais e ribeirinhos, pescadores e populações indígenas.

Apoio da Fapeam

O apoio da Fapeam foi imprescindível na viabilização da pesquisa, dada a vastidão do território e as dificuldades ao deslocamento entre as cidades onde foi realizado o estudo.

“Para as atividades necessárias à mobilização dos diferentes grupos de atores para a realização de entrevistas e reuniões de grupos focais, assim como o 1º Fórum de EPT, constituíram-se em desafios logísticos, esforço físico e custos relativamente altos, os quais não poderiam ser transpostos sem o aporte concedido pela Fapeam”, finalizou.

Com a conclusão do estudo, a expectativa é de que o projeto chame a atenção para a necessidade constante de refletir e discutir as ações de educação profissional e Tecnológica segundo cada contexto no qual os municípios se encaixam.

Além disso, favorece o intercâmbio de conhecimentos e vivências entre pesquisadores, alunos e egressos e, sobretudo, entre os diferentes representantes da sociedade civil mobilizados em seu curso, como grupos de trabalhadores, populações indígenas e comunidades tradicionais, que são passos importantes para a consolidação de uma EPT adequada às demandas da sociedade regional.

Proept

O Programa educação profissional e Tecnológica (Proept/Fapeam) é uma iniciativa do Governo do Amazonas, realizada por meio da parceria entre Fapeam e Cetam, direcionada à implementação de pesquisas aplicadas, à promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de novos serviços, processo e produtos, além da prestação de serviços técnicos, com vistas a atender às necessidades do mundo do trabalho e a promoção direta da educação profissional e tecnológica (EPT), numa perspectiva de formação de competências que requerem inovações pedagógicas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima reforça segurança em Novo Airão com novas viaturas

13 de setembro de 2025
Amazonas

Detran-AM contempla 100 mototaxistas com kit de segurança no município de Novo Airão

13 de setembro de 2025
Amazonas

HPS Platão Araújo registra aumento de 60% no número de cirurgias ortopédicas

13 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega 150 novos títulos definitivos de propriedade em Novo Airão

12 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas fortalece políticas de acessibilidade em Novo Airão

12 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Novo Airão e amplia ações de saúde e inclusão

12 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade