Foi aprovado, nesta quarta-feira (11/12), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em primeira discussão, o Projeto de Lei (PL) n.º 038/2022, de autoria da vereadora Yomara Lins (Podemos). A proposta prevê a obrigatoriedade de hospitais e maternidades do município realizarem orientação e treinamento em primeiros socorros para casos de engasgamento ou aspiração de corpos estranhos em recém-nascidos.
“A saúde e a segurança dos nossos bebês são prioridades. Com esse projeto, queremos garantir que os pais e responsáveis tenham acesso às informações e ao treinamento necessário para salvar vidas em situações críticas. Agradeço aos colegas vereadores que apoiaram essa iniciativa”, afirmou a parlamentar.
A medida busca prevenir acidentes fatais, como a morte súbita de bebês, por meio da capacitação de pais, responsáveis e profissionais de saúde para lidar com situações emergenciais de maneira rápida e eficaz. Segundo o texto aprovado, os treinamentos serão realizados dentro do âmbito das unidades de saúde públicas e privadas de Manaus.
Durante a sessão, o parecer favorável da 6ª Comissão de Saúde da Casa foi aprovado por unanimidade. Após a aprovação em primeira discussão, o projeto segue para a segunda e última votação no plenário, em conformidade com o regimento da Casa Legislativa.
Texto: Diego Mesquita – Assessoria de Comunicação da vereadoraFoto: Eder França – Dicom/CMM
PL de Yomara Lins sobre primeiros socorros para recém-nascidos avança na CMM Câmara Municipal de Manaus.