Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Centros de Convivência da Família mobilizam grupos de pessoas assistidas para o Dezembro Vermelho

3 de dezembro de 2024
Compartilhar

Atividades reforçam importância do tratamento precoce da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Fotos: Jimmy Christian/SeasPalestras, rodas de conversa, testes rápidos que detectam HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de serviços de beleza, nutricional e bazar fazem parte do da programação da campanha Dezembro Vermelho, voltada a conscientização da prevenção e tratamento precoce da Aids e outras IDTs, nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), no decorrer desta semana.

Administrados pela Secretaria de Estado da assistência social (SEAS), os os sete CECFS mantidos pelo Governo do Estado, atendem a comunidade de diversas regiões da capital com serviços prestados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Centro Estadual de Convivência da Família e Idoso Maria de Miranda Leão, situado no Alvorada, zona centro oeste, abriu a campanha Dezembro Vermelho, na manhã desta terça-feira (03/12), com as palestrantes Sâmia Picanço e a Pedagoga Jane Stephanny, reforçando a importância da prevenção e tratamento do HIV/AIDS e ISTs.

Os integrantes dos Grupos de Convivência Estimulando a Memória e Mais Ativo, formados por homens e mulheres, tiveram momentos informativos e de alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Jane Stephanny reforçou aos participantes dos grupos a importância de cuidar da saúde de forma integral. “A intenção é mostrar a importância da prevenção e fazer com que eles transmitam e disseminem essas informações aos filhos e netos da importância de se cuidar”, sintetiza, informando que as ações sobre o tema continuam com outros grupos no decorrer da semana.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

Participante do grupo Estimulando a Memória, Domingos Leal Palheta, 68 anos, disse que é bom obter novos esclarecimentos, principalmente com relação à saúde do homem. “Foi excelente, obtive mais esclarecimentos sobre prevenção e tratamento da HIV/AIDS e as ISTs”, disse o idoso que frequenta o Miranda Leão desde o período pós-pandemia, onde faz atividades esportivas e dança.

Sonderly Fróes, 66 anos, do Grupo Memória Mais Ativa, elogiou as informações repassadas pelas técnicas do Miranda Leão, inerentes à campanha, por entender que são esclarecedoras tanto aos homens, como às mulheres. “A cada dia se faz necessário cuidar da saúde, tanto física como mental e o centro tem nos proporcionado esses momentos”, assegura, a idosa que participa da atividade de pilates.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

Reforço total

O CECF 31 de Março, no Japiim, zona sul, também abriu a campanha do Dezembro Vermelho. Nesta quarta-feira (04/12) a equipe vai trabalhar o tema com o Grupo “Florescer”, na parte da tarde.

O CECF André Araújo, no bairro Raiz, zona sul, também abriu a campanha tratando sobre cuidados e prevenção com as Infecções Sexualmente Transmissíveis seguida de aulão de Rítmos em alusão ao tema. Já o CECF Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte, realiza a campanha na sexta-feira (06/12), com aulão Vermelho, seguido de palestra, serviços de beleza e nutricional, bazar, além de exame de pele e testes e distribuição de laços simbólicos com o tema da campanha.

O CECF Teonízia Lobo de Carvalho, no Mutirão, entre as zonas norte e leste de Manaus, também abriu a Campanha Dezembro Vermelho com palestra com os frequentadores do centro, chamando atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV/ISTs.

O CECF Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, zona oeste, abriu a campanha com uma Roda de Conversa com o Grupo “Bom de Papo”, que tratou o tema com um público diversificado, formado por jovens, adultos e idosos. A programação se estende na quarta (04/12) com uma Roda de Conversa com o Grupo “Dona de mim”. Na quinta-feira (05/12), a Roda de Conversa será com o Grupo de Convivência “PODE Falar”, às 9h30.

O Ceci Aparecida, zona sul, também está fazendo uma programação com os vários Grupos de Convivência. Nesta terça-feira, pela manhã a ação foi voltada para os Grupos de Convivência “Guerreiros” e “Estimulo”, na parte da tarde, a Roda de Conversa com o Tema: ‘Você é importante’, foi com o Grupo “Vivendo e Cantarolando”.

Nesta quarta-feira (03/12), o tema foi tratado com o Grupo Futuro Melhor e Criative-se. No mesmo dia, a Roda de Conversa sobre a campanha tem como tema: Prevenir é um Ato de Amor, com o Grupo Nova Conquista, às 14h. Em seguida, a Roda de Conversa sobre a Campanha será com o Grupo Academia da Memória, às 15h. Na sexta-feira (06/12), haverá uma palestra e sensibilização sobre a Campanha Dezembro Vermelho com o Grupo Mentes Ativas, às 15h.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Hemoam e UEA lançam edital para mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia

10 de setembro de 2025
Amazonas

Espetáculo ‘Regionalidades – Parte 2’ celebra diversidade cultural no palco do imponente Teatro Amazonas

10 de setembro de 2025
Amazonas

UEA e Motorola anunciam novo projeto na área de cibersegurança com IA

10 de setembro de 2025
Amazonas

Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025

10 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués

10 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia

9 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade