Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Sinésio Campos defende reativação de Frente Parlamentar de Apoio à Cultura para auxiliar artistas a conseguir financiamento

23 de outubro de 2024
Compartilhar

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) anunciou nesta quarta-feira (23/10) que apresentou um Requerimento para a reativação da Frente Parlamentar Estadual de Apoio à Cultura. A Frente foi instituída em 2011, porém como os trabalhos foram descontinuados e houve mudança de legislatura, o grupo estava desativado.
De acordo com Sinésio Campos, o principal papel da Frente será o de orientar a classe artística em relação à obtenção de financiamento para projetos culturais. “Nós temos diversas Leis existentes que garantem o acesso dos artistas a recursos para investimentos em ações culturais. Porém, muitas vezes o agente cultural não tem conhecimento sobre como funcionam esses mecanismos ou como elaborar um projeto, o que dificulta o acesso a esses recursos. A Frente Parlamentar visa mudar essa realidade, apoiando esses artistas e permitindo mais recursos para a cultura local, fomentando esse setor importante para a economia”, declarou o deputado.
Atualmente, três Leis Federais são responsáveis pela maior parte do financiamento de projetos culturais no país. A primeira delas é a Lei Paulo Gustavo, atualmente em execução, que tem o objetivo de reestruturar o segmento cultural do país após a pandemia da Covid-19, com a maioria dos investimentos direcionados ao setor audiovisual. O Governo Federal repassou R$ 3,8 bilhões a estados e municípios, que elaboraram editais para a seleção de projetos culturais.
Outra legislação importante é a Lei Aldir Blanc, que possui o mesmo mecanismo de repasse de recursos federais a estados e municípios, e será válida para os próximos 5 anos. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) está atualmente com editais abertos utilizando recursos desta Lei e estão recebendo propostas até o dia 17 de novembro.
Uma das maiores responsáveis pelo fomento da cultura do país é a Lei Rouanet, que garante dedução fiscal a empresas que investirem em projetos desta natureza. Essas entidades privadas podem investir até 4% do imposto de renda devido em projetos aprovados no Ministério da Cultura e obter 100% de abatimento de imposto sobre o valor investido. De acordo com Sinésio, o acesso aos recursos dessa Lei ainda é um desafio para artistas locais.
“Aqui no Amazonas temos diversas empresas grandes instaladas no Polo Industrial de Manaus que acabam investindo em ações culturais em outros estados, e isso acontece porque o artista local não consegue ter acesso a esses investidores ou elaborar um projeto adequado. Com a Frente Parlamentar, vamos mudar essa realidade”, concluiu Sinésio.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado Abdala Fraxe, presidente da Comissão de Cultura da Aleam, convida a população para prestigiar as apresentações da categoria Ouro do 67º Festival Folclórico do Amazonas

14 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho cumpre agenda em Careiro Castanho e reforça compromisso com a população do interior

14 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso prestigia a 12ª Expoboca ao lado de lideranças e reforça apoio a Boca do Acre

14 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho realiza mais uma edição da Operação Limpa Nome e atende mais de 300 pessoas em Iranduba

14 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Dr. George Lins destaca investimentos em infraestrutura, educação e saúde em Fonte Boa

14 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas reforça proteção à infância com leis inspiradas no ECA

13 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade