Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Wilker Barreto denuncia demissão de enfermeiros terceirizados da Fundação de Medicina Tropical após três meses de atraso salarial

11 de outubro de 2024
Compartilhar

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) usou a tribuna do Legislativo Estadual na quinta-feira (10/10), para denunciar a situação de funcionários terceirizados da Cooperativa de Enfermeiros do Amazonas (Coopeam), que atuavam na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. Como membro titular da Comissão de Saúde e Previdência da Casa Legislativa (CSP-Aleam), o parlamentar recebeu em seu gabinete denúncias de 25 profissionais demitidos após três meses sem receber seus salários.
Diante dos relatos, Wilker Barreto compareceu, na tarde da quarta-feira (9/10), à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), juntamente com uma comissão de enfermeiros, para reivindicar as verbas salariais e rescisórias dos funcionários. Na oportunidade, o subsecretário da pasta, Sílvio Romano, explicou que a decisão foi tomada pelo diretor-presidente da unidade hospitalar, Marcus Guerra, sob a justificativa de que não seria mais necessária a mão de obra dos referidos profissionais, optando pela quebra no contrato com a Coopeam.
Para o deputado, a justificativa apresentada pelo diretor-presidente é inconsistente diante da realidade enfrentada pela unidade, um centro de referência nacional e mundial no tratamento de doenças tropicais e em pesquisas científicas. Segundo ele, nenhuma unidade de saúde do Estado está operando dentro da normalidade, o que agrava ainda mais a situação.
“Eles estavam trabalhando de graça. Estive na SES e não gosto de ser injusto não. Essa culpa foi do diretor da unidade Fundação de Medicina Tropical, que assumiu a responsabilidade de dispensar 25 profissionais da saúde, sob a alegação de que não precisava. Eu falei: Meu amigo, qual é o hospital hoje do Amazonas que está rodando dentro da normalidade? Me diga. Nenhum. Quando falo que 25 enfermeiros e enfermeiras deixaram de trabalhar, eu estou falando que o povo está exposto”, criticou.
No dia 25 de março quando esses enfermeiros ainda atuavam na unidade, Wilker Barreto realizou fiscalização e constatou problemas graves de infraestrutura, falta de insumos e medicamentos e água para consumo com presença de coliformes totais, bactérias que, segundo a Portaria de Consolidação nº 5, do Ministério da Saúde, tornam a água não potável, após análise feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen/Am, a pedido da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
O parlamentar também alertou que a demissão de um número tão significativo de profissionais de saúde, especialmente enfermeiros, coloca em risco a qualidade do atendimento à população, além de agravar o possível déficit de mão de obra qualificada nos hospitais.
“Há alguns meses eu visitei o Hospital Tropical. Vi lá o abandono naquela visita, já estava ruim, sobrecarregado. Sabe o que fez o atual diretor? Dispensou 25 enfermeiros. Vocês estão atentando para a gravidade disso? Você consegue ver o hospital duplicar o que já estava ruim com menos 25 enfermeiros?”, enfatizou Wilker Barreto.
Pagamento de verbas salariais e rescisórias
Em resposta à reunião na SES/AM, o subsecretário comunicou que a pasta já efetuou para a Coopeam o pagamento referente ao mês de julho e que, possivelmente a verba logo será repassada aos terceirizados. Todavia, o Portal da Transparência revela que o último repasse se refere ao mês de junho.
Acerca dos pagamentos de agosto e setembro, assegurou que os efetuaria nos próximos dias, garantindo que os trabalhadores logo teriam seus direitos quitados pelo poder público.
“Então, ontem, o subsecretário de saúde, Silvio Romano, assumiu o compromisso de ver o pagamento de julho, o repasse de agosto e setembro e vai mandar uma inspeção imediata lá para ver a necessidade, que já digo que precisa. E precisamos avançar”, concluiu o deputado Wilker Barreto.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado Roberto Cidade destaca Lei de sua autoria que incentiva o ingresso de mães solo no mercado de trabalho

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

II Semana de Educação Legislativa terá início na segunda, 12

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Terceira edição do Seminário de Segurança Inovadora da Aleam apresentará casos de sucesso em segurança pública

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas estimula doações de frascos de vidro para serem repassados aos Bancos de Leite Humano

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso e Idam reúnem representantes para celebrar Dia do Associativismo na Aleam

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Daniel Almeida participa da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Manacapuru

9 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade