Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas lança Campanha Outubro Rosa voltada às servidoras da Casa

2 de outubro de 2024
Compartilhar

A Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou, na terça-feira (1º/10), as atividades da 15ª edição da Campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero. A campanha tem como finalidade conscientizar e informar tanto as servidoras quanto a comunidade em geral sobre a relevância do autoexame das mamas e da realização dos exames preventivos para o câncer de colo do útero.
As inscrições, que ocorrem de 1º a 7 de outubro, estão abertas para servidoras efetivas, comissionadas e aposentadas.
O diretor de Saúde da Assembleia, médico Arnoldo Andrade, explica que o trabalho contínuo de conscientizar homens e mulheres servidores serve para a prevenção primária, que é adquirir o hábito de cuidar da saúde, alimentação, estresse e qualidade do sono.
“Sempre digo que a educação tem impacto direto na prevenção primária. Se a pessoa pratica exercícios, dorme bem etc. Já a prevenção secundária se dá quando o paciente faz os exames de rotina, como colesterol e triglicerídeos”, afirmou Andrade.
Andrade acrescentou que, no Outubro Rosa, a Casa faz a prevenção do câncer de mama e do colo uterino. “Nosso apelo para que as mulheres que estão na faixa etária do processo de envelhecimento e que tem algum histórico de alteração no passado, que venha fazer seu check-up, venha verificar como é que está a sua saúde para que não seja surpreendida com a doença”, acrescentou.
A farmacêutica da Assembleia Legislativa, servidora Gabriela Albuquerque, enfatiza a importância da realização dos exames preventivos, como ultrassonografia, preventivo e consulta com especialista.
“Todo ano a gente faz questão de realizar o Outubro Rosa, porque é uma forma de conscientizar as mulheres de que é preciso realizar o autoexame e os outros exames. Nossas servidoras esperam o ano todo por esse momento, quando são oferecidos todos os exames referentes à prevenção de câncer de colo de útero, de câncer de mama e a gente consegue trazer também os equipamentos para fazer todos esses exames aqui. É muito importante ter um diagnóstico precoce da doença, que é primordial para o tratamento”, explicou.
A servidora da Procuradoria da Aleam, Silmara Lage, realiza os exames preventivos desde o início da Campanha Outubro Rosa na Casa Legislativa. “Fico muito feliz com essas oportunidades que a Assembleia está oferecendo. Já realizo os exames desde quando começou a campanha e me sinto tranquila sabendo que quando chegar outubro, teremos uma semana para fazer todos os exames”, afirmou.
Mais informações podem ser obtidas no telefone (92) 3183-4504.
Campanha
A campanha do Ministério da Saúde em 2024, com o tema “Mulher: seu corpo, sua vida”, busca conscientizar a população sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao movimento Outubro Rosa. A iniciativa, representada por um gesto de auto abraço, destaca o protagonismo feminino e a importância do autocuidado.
Lançada na última terça-feira (1º/10), a campanha será veiculada em diversas plataformas, como televisão, rádio, internet e em espaços de grande circulação por todo o país.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, superado apenas pelo câncer de pele. Para 2024, estima-se que 73,6 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer é relativamente raro antes dos 35 anos, mas sua incidência aumenta significativamente após essa idade, especialmente a partir dos 50 anos.
O Ministério da Saúde aponta que cerca de 17% dos casos poderiam ser prevenidos por meio de práticas de vida mais saudáveis.
O câncer de colo do útero, por outro lado, é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres no cenário global, perdendo apenas para o câncer de mama.
No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina, com 17 mil novos casos estimados por ano para o período de 2023 a 2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos para cada 100 mil mulheres.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Capa
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado Roberto Cidade destaca Lei de sua autoria que incentiva o ingresso de mães solo no mercado de trabalho

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

II Semana de Educação Legislativa terá início na segunda, 12

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Terceira edição do Seminário de Segurança Inovadora da Aleam apresentará casos de sucesso em segurança pública

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas estimula doações de frascos de vidro para serem repassados aos Bancos de Leite Humano

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso e Idam reúnem representantes para celebrar Dia do Associativismo na Aleam

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Daniel Almeida participa da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Manacapuru

9 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade