Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Projetos de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa visam proteção e melhoria de direitos

12 de setembro de 2024
Compartilhar

Nesta semana, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu um conjunto de 16 propostas legislativas, que abrangem áreas essenciais como saúde pública, assistência social e a regulamentação de direitos específicos para grupos vulneráveis. Após o prazo regimental de três dias em pauta, seguem para inclusão na ordem do dia.
O Projeto de Lei nº 603/2024, proposto pela deputada Mayra Dias (Avante), apresenta um conjunto de diretrizes de atenção voltadas para gestantes e puérperas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e pessoal. O projeto, que está em seu primeiro dia de pauta, busca integrar as redes de saúde e de assistência social para garantir um atendimento intersetorial e integral a essas mulheres e seus filhos.
Mayra Dias reforça que o foco do projeto é garantir direitos humanos, além de promover a universalidade e equidade no acesso aos serviços, contemplando também a participação ativa da sociedade no controle dessas políticas.
“A vulnerabilidade inclui fatores como sofrimento mental, uso prejudicial de substâncias e exposição à violência. Entre os principais pontos, o texto propõe a criação de redes de apoio e a implementação de planos terapêuticos individualizados, que envolvem desde o pré-natal até o pós-parto, além de assegurar a atuação de Conselhos Tutelares quando necessário”, justificou.
De autoria da deputada Débora Menezes (PL), o Projeto de Lei nº 598/2024 busca a criação do Estatuto do Doador de Medula Óssea no Amazonas. O estatuto visa não apenas a promoção e regulamentação da doação de medula óssea, mas também a garantia de direitos aos doadores e a responsabilização do poder público em promover e facilitar esse processo. Entre seus principais objetivos estão o incentivo à doação, o acesso à informação precisa e transparente sobre o processo de doação, e a promoção da segurança e suporte adequado aos doadores.
A parlamentar enfatizou que o projeto visa superar a barreira do desconhecimento, uma vez que muitos potenciais doadores desistem por falta de informação ou medo dos procedimentos.
“Dessa forma, o estatuto é visto como um importante passo para aumentar o número de doadores no Estado e proporcionar segurança ao processo”, explicou.
Atendimento prioritário
Já o Projeto de Lei nº 600/2024, de autoria do deputado Dr. Gomes (Podemos), propõe prioridade no atendimento fonoaudiológico para pessoas com deficiência na fluência da fala, popularmente conhecida como “gagueira”.
O projeto, que está em seu segundo dia de tramitação, prevê a priorização de atendimento em hospitais e clínicas públicas e privadas do Estado, garantindo maior celeridade no tratamento.
A justificativa para o projeto reside no fato de que a comunicação é um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal e social, e a gagueira, mesmo não sendo considerada uma deficiência legalmente reconhecida, pode ser minimizada com acompanhamento psicológico e terapia fonoaudiológica.
“A prioridade de atendimento pode melhorar significativamente a qualidade de vida dessas pessoas, permitindo-lhes uma integração mais eficaz na sociedade”, justifica.
Doenças Respiratórias
Por fim, o Projeto de Lei nº 604/2024, de autoria do deputado Comandante Dan (Podemos), propõe a criação de uma Política de Prevenção de Doenças Respiratórias em ambientes públicos de uso coletivo, principalmente aqueles onde há grandes concentrações de pessoas, como em eventos esportivos e culturais.
Este projeto se encontra em seu primeiro dia de tramitação e tem como meta principal a redução dos riscos de exposição a condições ambientais adversas.
O projeto prevê a instalação de medidores automáticos da qualidade do ar em locais estratégicos e painéis eletrônicos com informações atualizadas sobre a qualidade do ar, além de alertas via aplicativos e redes sociais.
“O objetivo é garantir que a população tenha acesso a informações precisas e em tempo real, permitindo a adoção de medidas preventivas, como o uso de máscaras e outras formas de proteção”, informou o parlamentar.
Comandante Dan destaca, ainda, que o aumento dos casos de doenças respiratórias, em parte devido à má qualidade do ar, torna essencial a implementação de uma política concreta que inclua medidas de precaução e conscientização, especialmente em grandes eventos que envolvam aglomerações.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Delegado Péricles anuncia mais R$ 600 mil em investimentos para reforçar os atendimentos no Hospital João Lúcio

12 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Após Manaus figurar entre as cinco piores capitais do País, Roberto Cidade cobra atuação eficiente do Executivo Municipal

12 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel reforça combate à exploração sexual infantil e destaca importância da fiscalização em estabelecimentos de hospedagem

12 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Dia das Mães: Delegado Péricles reforça atuação em defesa de serviços públicos de qualidade para as mães do Amazonas

12 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc participa de Operação Anhangá, que resgatou sete animais silvestres em turismo de exploração animal no Amazonas

10 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Sinésio Campos participa do lançamento da pedra fundamental do campus do Ifam em Manicoré

10 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade