Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Cineclube de Arte homenageia Márcio Souza com exibição de documentário especial

15 de agosto de 2024
Compartilhar

Programação desta semana será em tributo ao escritor que faleceu na segunda-feira (12/08)

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No sábado (17/08), o Cineclube de Arte, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, prestará homenagem a um dos maiores nomes da cultura amazônica: Márcio Gonçalves Bentes de Souza. A partir das 18h30, será exibido o documentário “Se Não Me Engano, Márcio Souza”, dirigido pelo cineasta e artista plástico Sergio Cardoso. A sessão que marca um momento de saudação ao legado e memória do artista é gratuita e tem classificação indicativa livre.

O evento vai acontecer no Cine Teatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus. Esta realização marca a última sessão de cinema dedicada a um homem cuja trajetória transformou profundamente a forma como o Brasil e o mundo enxergam a Amazônia. Márcio Souza, que nos deixou nesta semana, foi um romancista, dramaturgo, cineasta e ensaísta que dedicou sua vida a explorar e revelar a complexidade cultural e histórica da região amazônica.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia CriativaCuriosamente, a última sessão de cinema assistida por Márcio Souza foi no sábado (10/08), quando o escritor foi justamente ao Cineteatro Guarany para assistir à sessão do Cineclube de Arte intitulada “Cinema Memória”, também com obras de Sérgio Cardoso. Márcio assistiu aos filmes “José Gaspar – O Cinéfilo Amazonense” (2018), “Arte, Cultura e Tradição no Amazonas de Luiz Maximino de Miranda Correa Neto” (2022) e “Joaquim Marinho – O Comunicador Cultural do Amazonas” (2018).

Nascido em Manaus em 1946, Souza iniciou sua carreira como crítico de cinema no jornal O Trabalhista, coordenado por seu pai. Sua relação com o cinema não se limitou às críticas; ele se tornou roteirista e diretor, e sua paixão pela Amazônia permeou tanto suas obras cinematográficas quanto seus romances e ensaios. Obras como “Galvez – Imperador do Acre” e “Mad Maria” são testemunhos de sua profunda conexão com a história e as questões sociais da região.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia CriativaO documentário de Sergio Cardoso, com duração de 94 minutos, é uma homenagem ao legado de Márcio Souza. Lançado em 2021, o filme captura a essência do intelectual e artista que, ao longo de décadas, desafiou narrativas dominantes e deu voz à Amazônia através de suas múltiplas facetas culturais. A obra é uma oportunidade única para o público revisitar a vida e o impacto de Souza, desde seus primeiros passos como crítico de cinema até suas incursões na literatura, dramaturgia e cinema.

“Souza foi um dos grandes intelectuais e artistas do Brasil, e apesar de ter partido deixou uma extensa leva de contribuições culturais que certamente serão eternas. Não perca a chance de apreciar e prestar homenagem a um dos maiores ícones de nossa região”, declarou Sérgio Cardoso.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Amazonense conquista a mais alta categoria da arbitragem mundial no judô

30 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

30 de junho de 2025
Amazonas

‘Boi do Povo, Boi do Povão’: Boi Garantido se consagra o campeão do Festival de Parintins 2025

30 de junho de 2025
Amazonas

Parintins 2025: ‘Água nas Torcidas’ da Cosama distribui cerca de 600 mil copos envasados durante o festival

30 de junho de 2025
Amazonas

Escolas públicas do Amazonas encerram primeira etapa da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

30 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: SES-AM registra mais de 12,9 mil atendimentos de saúde, em quatro dias de apresentações no Bumbódromo

30 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade