Na última quarta-feira (12/6), durante a 50ª Sessão Ordinária, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) reafirmou a importância da presença do secretário de Defesa Civil do Estado na Casa Legislativa. O parlamentar destacou que enviou diversos requerimentos para viabilizar a vinda do secretário, porém não obteve resposta.
“Está confirmado quinta-feira, a vinda do secretário de Defesa Civil, que estou com várias cobranças, vários documentos. Quero que o secretário venha preparado, porque estarei preparado para cobrar”, afirmou o parlamentar.
Durante a sessão desta quinta-feira (13/6), uma Cessão de Tempo foi realizada, destinada à apresentação de um plano de ação pelo secretário de Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, houve uma exposição superficial do plano, que segundo o secretário, está disponível no site da Defesa Civil.
“Temos o plano da Operação Estiagem 2024, por gentileza, só clique para mostrar, mas não vamos discorrer sobre eles, não é o objetivo, mas temos o plano para quem quiser. É só acessar nossas páginas. Pode voltar, por favor. Não vamos explorar plano, só para mostrar que temos”, declarou o secretário.
Barreto expressou sua insatisfação, destacando que a apresentação não incluiu um plano específico e direcionado aos municípios, limitando-se a uma contextualização sobre a crise climática que afeta o Amazonas e o Brasil.
“O que assisti até agora foi uma análise dos fatores climáticos, o que quero saber são os planos de ação específicas por cada calha, mapa do calor de 2023”, protestou o deputado estadual.